Frei Anastácio critica governo pela falta de orçamento para o Sistema Único de Assistência Social

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) criticou o governo Bolsonaro pela falta de definição de um orçamento para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A manifestação do parlamentar foi feita durante ato realizado, nesta quarta-feira (6), no auditório Freitas Nóbrega, na Câmara, pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. Deputados, e representantes de municípios de todo o Brasil estavam presentes.

Segundo o deputado, com os grandes cortes de recursos feitos por Bolsonaro na assistência social, e sem um orçamento definido, cerca de 10 milhões de pessoas e famílias em situação de desemprego, fome, iminência de violência doméstica ficarão sem atendimento, anualmente, nos Centros de Referência da Assistência Social. A identificação de pessoas na rua, incluindo crianças e adolescentes em trabalho infantil, ou exploração sexual, também ficará prejudicada. Serão cerca de 700 mil atendimentos a menos, devido a diminuição das equipes, conforme nota publicada pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Frei Anastácio lembrou que o SUAS desenvolve um trabalho muito importante junto à população carente.  “Entre as ações do SUAS estão a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, e a velhice. O SUAS também promove amparo às crianças e adolescentes carentes e desenvolve ações de integração de pessoas ao mercado de trabalho. Mas, o governo Bolsonaro não está preocupado com gente pobre. A meta dele é acabar com conselhos e fundos sem pensar na pobreza do país”, disse Frei Anastácio.

O congressista lembrou que o SUAS vinha realizando um trabalho muito bom, até o governo Dilma. Depois, começaram a cortar recursos e agora Bolsonaro não está dando atenção ao Sistema. “Os municípios e estados já estão sem saber o que fazer para manter as atividades. Esse já foi o segundo ato, em Brasília, este ano, que teve como ponto principal o orçamento do SUAS. Mas, até agora não houve sensibilidade do governo para os serviços prestados pelo SUAS, que são voltados para a população carente”, lamentou.

Como funciona o SUAS

Cabe aos governos dos estados, por meio da Secretaria de Estado Desenvolvimento Social – Seds -, terem um papel estratégico na coordenação da política de desenvolvimento social do Estado: estabelecer rumos, diretrizes e fornecer mecanismos de apoio às instâncias municipais, ao terceiro setor e à iniciativa privada. Ao manter a responsabilidade pelo apoio financeiro aos municípios e entidades de assistência social, a Seds fixa sua atuação no apoio técnico, capacitação, monitoramento e avaliação das ações sociais desenvolvidas em todo o estado.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100