Frei Anastácio acusa Bolsonaro de esvaziar e transformar a Funai em um órgão anti-indigenista

Deputado Frei Anastácio (PT-PB) - Foto: Gabriel Paiva

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) acusou Bolsonaro de esvaziar e transformar a Funai num órgão que perdeu sua verdadeira função, que era proteger os povos indígenas, mas passou a implementar políticas anti-indigenistas. “Eu me solidarizo com os indígenas de todo o País, diante dessa situação imposta por esse governo, especialmente, com os povos Tabajara e Potiguara que somam mais de 20 mil cidadãs e cidadãos paraibanos”, destacou o deputado.

Frei Anastácio alerta que a Funai se tornou um órgão que não tem dado atenção à política de demarcação de territórios, e ainda persegue servidores e lideranças indígenas. “Quem devia proteger, hoje negligencia”, lamentou Frei Anastácio.

O parlamentar disse que isso é resultado do esvaziamento do órgão e da militarização de cargos estratégicos e lembra ainda que de acordo com relatório feito pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e pela INA (Indigenistas Associados) a Funai, tem sofrido no governo Bolsonaro, um drástico corte orçamentário, assédio institucional, alinhamento com a agenda ruralista e omissões na esfera judicial.

Desmonte das equipes

Frei Anastácio citou ainda que mesmo a Funai tendo sido criada durante a Ditadura Militar, é durante o governo de Bolsonaro onde o maior número de cargos são ocupados por militares, que esses desmandos estão acontecendo. “Fora a militarização dos cargos, há um desmonte das equipes técnicas da Funai. Em 2020, por exemplo, havia mais cargos vagos do que ocupados”, pontuou.

“O mais revoltante é saber que Bolsonaro sempre deixou muito claro o que achava da demarcação de terras e chegou até a comentar que daria uma foice no pescoço da Funai. Infelizmente, pagaram para ver e hoje assistimos uma sequência de episódios tristes na Funai. Essas ações do governo também incentivaram o avanço de grileiros, madeireiros e mineradores ilegais nas terras indígenas. No meio de todas essas irregularidades tem o agravante do que ocorreu com o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira”, lamentou.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100