Fórum Social Temático começa esta semana em Porto Alegre

forumsocialtematicoPOA
 
As entidades organizadoras do Fórum Social Temático (FST), que ocorrerá em Porto Alegre e Canoas, se apressam para concluir os últimos detalhes para o evento, que se inicia na próxima semana. Com o tema Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental, os organizadores esperam reunir 30 mil pessoas entre os dias 21 a 26 de janeiro. Os debates devem se concentrar na região central da Capital, em espaços como o Largo Zumbi dos Palmares, a Casa de Cultura Mario Quintana e a Usina do Gasômetro. A outra cidade a realizar atividades do FST será Canoas, na Região Metropolitana, onde acontecerá o Fórum Mundial da Educação (FME).
 
A programação completa desta edição ainda não está concluída e deve ser apresentada apenas no início da semana, mas os eventos FME e Conexões Globais já estão com a agenda confirmada. No FME – que começa dia 21 e se encerra dia 23 – os debates com especialistas do setor da educação serão intercalados com atividades culturais e espetáculos artísticos. Entre as discussões estão questões pedagógicas envolvendo a periferia, o meio ambiente e os direitos humanos. Nomes como os da presidente do Conselho de Educação de Adultos da América Latina, Nelida Céspedes, e da zambiana Gina Mumba Chiweba, gestora do programa vencedor do prêmio de alfabetização da Unesco, em 2008, estão confirmados. O evento será concentrado no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
 
O Conexões Globais terá dois dias de debates – 23 e 24 – e será realizado na Casa de Cultura Mario Quintana. O evento tem o objetivo de promover discussões sobre a sociedade em rede, como as mobilizações sociais na internet e a cultura digital. As atividades serão dividas em seis Diálogos Globais, com a participação de conferencistas presenciais e a interação online de participantes de todo o mundo. Entre os confirmados estão Laura Citlali Murillo, feminista e cicloativista mexicana, Tica Moreno, socióloga e militante da Marcha Mundial das Mulheres, Pablo Capilé, articulador da rede Fora do Eixo, e Ahmet M. Ogut, ativista político de Istambul. 
 
A tradicional marcha de abertura do fórum está prevista para o dia 23 e percorrerá as ruas do Centro de Porto Alegre. Na Usina do Gasômetro, será possível conferir a também consolidada Feira da Economia Solidária. No Zumbi dos Palmares, o movimento negro organiza uma programação voltada para o debate sobre a discriminação racial e a promoção da cultura do povo negro. As palestras principais do FST devem acontecer pelas manhãs, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já o Acampamento da Juventude será no Parque da Harmonia e há previsão de atividades em outros locais como a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa. 
 
“Vamos ter aqui 60 países representados. Lamentavelmente, houve um atraso na divulgação, em função do período de dezembro e janeiro, e da articulação para conseguir os recursos que vêm do governo federal, estadual e da prefeitura. Mas a expectativa é de um grande evento”, afirmou Lélio Falcão, presidente do Comitê de organização. 
 
O representante destacou também a importância do FST como espaço de mobilização para a 20ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-20), no Peru. Falcão tem a expectativa de participação de personalidades como o presidente do Uruguai, José Mujica.
 
Site do Fórum Social Mundial 2014 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex