Fortalecimento das ferrovias continua em debate no país

pedro_uczai_dest2O fortalecimento dos projetos ferroviários nos sete estados do Nordeste foi tema do quarto seminário regional promovido pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, do Congresso Nacional , na última sexta-feira (23), em Salvador. O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos.

Para o ministro, o Brasil tem sua estrutura de transporte concentrada “de forma perversa no modal rodoviário”. “Precisamos, inevitavelmente, investir em outros modais de transporte, contribuindo com nossas aspirações de crescimento”. Segundo o ministro, os investimentos em ferrovias servem como instrumento propulsor, seja no fortalecimento da infraestrutura logística, como no desenvolvimento social e econômico. “Hoje temos cerca de 29 mil km de malha, que em parte não estão sendo utilizadas. É preciso pensar em fortalecer o setor ferroviário. Para isso, é preciso considerar a necessidade de expansão e modernização da malha”, afirma.

Segundo o governador da Bahia, Jaques Wagner, que também participou do debate, o seminário é uma ação importante, já que entre os principais projetos ferroviários em curso no país, três das grandes ferrovias que estão sendo construídas nesse momento, Ferrovia Norte-Sul, a Ferrovia da Integração Oeste/Leste (Fiol) e a Transnordestina, cortam o Nordeste. “O Brasil está passando por um momento muito especial de desenvolvimento. Não se concebe desenvolvimento sem logística. Espero que saiam daqui indicações que promovam a aceleração desse processo de retomada das ferrovias”, disse.

O presidente da Frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), coordenador do evento, solicitou ao relator do PPA, a inclusão das obras ferroviárias no Plano, que está em debate e será aprovado este ano pelo Congresso Nacional. “A inclusão das obras estruturantes no PPA, em especial as ferrovias, é crucial para garantirmos a continuidade do desenvolvimento social e econômico que o país está vivendo”. Para ele, as ferrovias são estratégicas para o desenvolvimento do Brasil. “O transporte ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável. Além disso, as ferrovias mantêm as empresas nas regiões e atraem novos investimentos nas cidades por onde passam os trilhos, e ainda, contribui para a preservação das nossas rodovias”, disse Uczai.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também