Fontana sugere temas para plebiscito e defende amplo acordo entre partidos

FONTANNA010713

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

 

O vice-líder do Governo na Câmara e relator da Reforma Política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), defendeu em entrevista coletiva nesta segunda-feira (1º) a realização do plebiscito sobre a reforma com perguntas relativas a quatro temas: financiamento de campanha; sistema eleitoral; fim das coligações e coincidência de eleições.

 

 “O atual sistema político brasileiro, principalmente em relação à forma de financiamento, é um dos piores do mundo. Precisamos de um modelo mais transparente, barato e que garanta igualdade de condições de disputa entre os candidatos”, defendeu Fontana. Sobre o plebiscito, ele disse que esse é o único instrumento que pode viabilizar uma ampla reforma no sistema político do País. “Antes das manifestações não havia a menor possibilidade do Congresso votar a reforma”, destacou Fontana, ao lembrar que há 18 anos o parlamento discute o tema.   

 

Ainda em relação ao financiamento das campanhas, o parlamentar sugeriu as seguintes perguntas: 1º) Você concorda com a doação de empresas para campanhas eleitorais?; 2º) Você concorda com doações de pessoas físicas para campanhas?; 3º) Você concorda que a lei estabeleça o mesmo limite de gasto para candidatos que disputem o mesmo cargo? “Essas seriam perguntas objetivas que poderiam revolucionar a democracia brasileira”, observou Fontana.

 

Em relação às perguntas sobre mudanças no sistema eleitoral, o parlamentar também sugere que a consulta tenha uma questão de múltipla escolha sobre os sistemas eleitorais. Entre as opções para o eleitor estariam o Distrital Puro, o Misto e o Distritão (Majoritário), além do Proporcional com lista aberta (vigente no país), com lista fechada e o de votação em dois turnos. “Se nenhum obtiver 50% de aceitação, uma nova consulta com os dois modelos mais votados seria necessária”, ponderou Henrique Fontana.

 

Ainda de acordo com a proposta do relator da Reforma Política, a população também opinaria no plebiscito se concorda ou não com as coligações entre os partidos políticos, e com a coincidência da realização das eleições, em todos os níveis, em uma mesma data. “Acredito que em dois meses de campanha é possível explicar de forma didática todos esses temas”, destacou Fontana.

 

Ele disse ainda que é possível viabilizar a realização do plebiscito para o final de agosto ou o início de setembro, para valer já nas eleições de 2014. “Mas o tempo do Parlamento não é o mesmo do relógio. Existem propostas que são votadas em três dias, e outras em quinze anos. Por isso essa questão deve ser construída em um clima de diálogo e de negociação entre todos os partidos”, destacou.   

 

O parlamentar também colocou seu nome à disposição do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para a relatoria do Decreto Legislativo que vai formatar a consulta popular.

Heber Carvalho

Ouça entrevista na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100