Foi Golpe: Farsa do impeachment de Dilma é finalmente desmascarada, afirmam petistas

Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016, no Palácio da Alvorada. Fotos: Gustavo Bezerra

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara comemoraram em mensagens postadas no Twitter a decisão tomada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), nessa segunda-feira (22), que arquivou uma ação de improbidade do Ministério Público Federal (MPF) contra a ex-presidenta Dilma Rousseff por conta das alegadas “pedaladas fiscais”, que motivaram o impeachment da então presidenta em 2016. Segundo os petistas, depois de tanto tempo finalmente foi feita justiça a Dilma Rousseff, apesar de o sofrimento imposto ao povo brasileiro desde o golpe por conta da perda de direitos e dos ataques à soberania do País.

Dilma deixa o Palácio do Planalto, em 2016, depois do golpe.

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), ressaltou que a decisão da justiça corrobora o que sempre foi defendido pelos petistas e defensores da democracia: “que o impeachment de Dilma foi golpe”. “A farsa do impeachment de Dilma finalmente foi julgada. Nossa primeira presidenta é inocente, e sua retirada da cadeira presidencial foi golpe!”, afirmou.

Zeca Dirceu escreveu que “a vergonha se escancara, o afastamento da presidente colocou o país em um período de trevas, em que as políticas públicas e programas sociais de 14 anos foram destruídos”. E complementa: “A verdade vem sendo restabelecida e a decisão do TRF é mais etapa desse processo, assim como foi a decisão do STF que inocentou o presidente e todas as outras decisões que vai erodindo a farsa da Lava Jato que acabou com a indústria da construção do País, deixando no desemprego mais 4,5 milhões de brasileiros”, disse Zeca Dirceu.

Líder Zeca Dirceu com a ex-presidenta Dilma. Foto: Divulgação/Mandato

Já a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também destacou que a decisão do TRF-1 fez justiça a uma “mulher honesta e honrada vítima da misoginia e da arbitrariedade”. Gleisi fez questão de ressaltar ainda os enormes prejuízos que o País enfrentou após o golpe de 2016.

“Não podemos esquecer no que virou o Brasil depois de 2016, ataques à soberania e aos direitos dos trabalhadores, deterioração das políticas sociais, chegando ao bolsonarismo que demoliu o Estado e atentou contra a democracia, trazendo preconceito, ódio e violência. Mais do que nunca é preciso reafirmar, foi golpe! Essa notícia nos dá ainda mais esperança no nosso trabalho pela reconstrução do país. Parabéns companheira Dilma, presidenta dos Brics! Sou muito feliz por estarmos lado a lado na jornada da vida, pelo Brasil e pelo povo”, escreveu.

O líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) – que na época do impeachment de Dilma exercia a mesma função – destacou que a decisão da justiça reconhece que a então presidenta sempre atuou “com ética e zelo pelo bem público”.

“TRF-1 inocenta Presidenta Dilma no caso das ‘Pedaladas Fiscais’! É a verdade sendo reestabelecida. Desde 2016, denunciamos o golpe contra Dilma. Uma mulher honesta que sempre atuou com ética e zelo pelo bem público”, pontuou.

Foi Golpe!

Petistas que ocupam posições de destaque na Câmara dos Deputados também comemoraram a decisão que restabelece a verdade sobre a atuação da ex-presidenta Dilma. A 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), escreveu que a decisão do TRF-1 apenas comprova o que já era de conhecimento público: a inocência de Dilma e a culpa de seus acusadores.

“Foi golpe, e a gente já sabia. A presidenta Dilma Rousseff foi inocentada pelo TRF-1 no caso das pedaladas fiscais, que foram a desculpa que motivou o tal “impeachment” em 2016. Sempre estive do lado dessa mulher corajosa e que não desistiu de lutar pelo povo brasileiro. A história é implacável. Dilma hoje é presidenta dos BRICS, e seus algozes foram para a lata de lixo da história”, destacou.

Além de parabenizar a ex-presidenta Dilma pelo reconhecimento de sua inocência, o secretário de Comunicação da Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), destacou ainda que essa decisão vai estimular os que lutam ao lado do atual governo Lula para recuperar o País.

“O impeachment de Dilma em 2016 foi um golpe contra os mais pobres, que jogou o Brasil décadas para trás. Hoje ela foi inocentada e podemos continuar recuperando o Brasil com a certeza de que estamos do lado certo!”, afirmou.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Rui Falcão (PT-SP), ressaltou que a manifestação da justiça “põe fim” à narrativa sobre uma suposta legalidade do impeachment de Dilma.

“A presidenta Dilma Rousseff foi inocentada pelo TRF-1 no caso das pedaladas fiscais. Decisão põe fim ao golpe que há 7 anos derrubou um governo eleito pelo povo por meio de uma manobra criminosa e cercada de fatos forjados. É a justiça sendo feita!”, disse.

Na mesma linha, o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Paulo Guedes (PT-MG), ressaltou que finalmente está comprovado que não houve crime para justificar a interrupção do mandato da então presidenta eleita do País.

“Coração valente e inocente, Dilma Rousseff acaba de ser inocentada no caso das pedaladas fiscais, que motivou o impeachment dela em 2016. Eu já sabia; não houve crime de pedalada fiscal. Golpe. Foi golpe!”, reiterou.

Também comemoram a decisão do TRF-1 em postagens no Twitter os parlamentares petistas Lindbergh Farias (RJ), Ana Paula Lima (SC), Natália Bonavides (RN), Airton Faleiro (PA), Helder Salomão (ES), Camila Jara (MS), Adriana Accorsi (GO), Bohn Gass (RS), Reginaldo Lopes (MG), Benedita da Silva (RJ), Leonardo Monteiro (MG), Alencar Santana (SP), Erika Kokay (DF), Dandara Tonantzin (MG), Ana Pimentel (MG), Valmir Assunção (BA), Rubens Otoni (GO), Pedro Uczai (SC), Josias Gomes (BA), Dr. Francisco (PI), Alexandre Lindenmeyer (RS), Denise Pessôa (RS) e Nilto Tatto (SP).

 

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também