O deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI) vai presidir, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar ESG (Environmental, Social and Governance – ambiental, social e governança) na Prática, que converge com a agenda política focada na transição para uma economia de baixo carbono.
O colegiado, suprapartidário, visa congregar parlamentares e instituições públicas e privadas, no sentido de promover ações de governança social e ambiental que contribuam para o desenvolvimento sustentável. O pré-lançamento da Frente ocorreu ontem (8/4) à noite, em Brasília.
A instalação do colegiado tem o apoio do Instituto Global ESG; da Fundação Kofi Annan; e da Câmara Internacional da Indústria de Transportes. “Nossa missão, no âmbito parlamentar, é defender dispositivos legais e normativos compulsórios, que possibilitem orientações institucionais; fiscalizações ordenadas; e sanções públicas em sintonia com a sustentabilidade e os avanços sociais”, explica o parlamentar piauiense.
Integração de fatores sociais e ambientais
Os princípios ESG envolvem a responsabilidade com o modo de produção; com os direitos humanos; e com o meio em que vivemos. Esse modelo começou a ser difundido, mundialmente, por Kofi Annan (1938 – 2018), ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas e vencedor do Prêmio Nobel da Paz (2001). Há 20 anos, à frente da ONU, Annan já cobrava, de todos os países, a adoção de políticas para integrar fatores sociais, ambientais e de governança.
Assessoria de Comunicação do deputado Flávio Nogueira