Flávio Nogueira atua em acordo entre Brasil e maior centro de pesquisa da Europa

Deputado Flávio Nogueira. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (18/10), o acordo de adesão do Brasil à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern). O deputado Flávio Nogueira (PT-PI) foi fundamental no processo de aprovação desse acordo que permite a participação de cientistas brasileiros no maior laboratório de física do mundo. O parlamentar piauiense foi o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A proposta segue agora para o Senado.

“Com esse acordo, os cientistas brasileiros vão ter acesso a um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo. Levaremos nossas pesquisas para um outro patamar, garantindo o envolvimento do país em projetos científicos internacionais, incluindo pesquisas com supercondutores”, explica Flávio Nogueira, que é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. O parlamentar destaca que o Brasil vai ser o primeiro país do continente americano a ter o status de membro associado da Cern.

Pesquisas estratégicas

Conforme Flávio Nogueira, essa cooperação deve beneficiar diretamente o Sírius, o acelerador de partículas brasileiro que favorece a realização de pesquisas em áreas estratégicas, como energia, alimentação, meio ambiente, saúde e defesa. “Do ponto de vista econômico, empresas brasileiras poderão fornecer produtos e serviços para a Cern, em um mercado de licitações da ordem de R$ 2,5 bilhões por ano”, informa o deputado.

Estrutura do átomo

Durante o processo de discussão desse acordo, Flávio Nogueira representou a Câmara dos Deputados em uma missão internacional, quando visitou, em junho deste ano, o centro de pesquisa da Cern, na fronteira franco-suíça, perto de Genebra. “As instalações são impressionantes, com destaque para o maior acelerador de partículas do mundo, voltado a pesquisas sobre a estrutura do átomo”, observa o parlamentar.

“Partícula de Deus”

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear foi fundada em 1954 e, atualmente, conta com 23 países-membros, incluindo as maiores economias da Europa. A Cern é referência mundial no estudo em física de altas energias e foi responsável por descobrir o bóson de Higgs, a chamada “partícula de Deus”, um elemento subatômico que é responsável por dar massa às demais partículas, como as que formam os prótons, os nêutrons e os elétrons.

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex