O deputado Leo de Brito (PT-AC) foi eleito nesta terça-feira (3), por unanimidade, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, um dos principais colegiados da Câmara, pela sua atividade fiscalizadora das atividades do Executivo. Ele anunciou que dará continuidade ao trabalho do deputado Vicente Cândido (PT-SP), que comandou o colegiado no ano de 2015; destacou como desafio a fiscalização do sistema financeiro e antecipou que uma das prioridades será o monitoramento do setor de telecomunicações, em especial os serviços de internet.
“Será necessário que a comissão continue acompanhando e buscando medidas para sanar as dificuldades da telefonia fixa, móvel, internet e telecomunicações, que geram reclamações diuturnamente de seus usuários”, reforçou Leo de Brito.
O deputado fez questão de enfatizar que está motivado com os desafios porque acredita que a comissão poderá dar uma grande contribuição ao País. “Vamos utilizar todos os instrumentos – propostas de fiscalização e controle, requerimentos de informações e debates – para contribuir com os temas que são importantes para a economia do Brasil”.
Leo de Brito disse que vai manter as atividades das subcomissões permanentes e especiais do colegiado, em especial as do Fórum Permanente (grupo de trabalho), que discutiu os efeitos da Operação Lava-Jato nos empregos do País. Ele enfatizou que foi um trabalho importante que contribuiu para os acordos de leniência, uma alternativa para evitar a extinção de contratos e investimentos e, principalmente de empregos. “Estamos do lado dos trabalhadores e vamos continuar atuando para que os maus empresários, maus empreiteiros sejam punidos. Mas vamos lutar para preservar as empresas e os postos de trabalho”, afirmou.
Para Leo de Brito é fundamental não dar trégua à corrupção e sinalizou que vai intensificar o debate e o andamento dos trabalhos da subcomissão permanente que acompanha as operações da Polícia Federal nos casos envolvendo o sistema tributário nacional. “Buscaremos cumprir o papel fundamental desta comissão, fortalecendo as instituições públicas voltadas à fiscalização e controle, de modo a termos cada vez mais eficiência e transparência na gestão pública”, acrescentou.
O novo presidente lembrou ainda que o colegiado tem várias outras fiscalizações em andamento e que terão continuidade neste ano, entre elas, a que trata das obras para os jogos Olímpicos de 2016.
Leo de Brito finalizou afirmando que o trabalho da comissão será com a participação e sugestão de todos os integrantes do colegiado. “Faremos, com parcimônia e isenção, o acompanhamento dos planos e programas de desenvolvimento nacional ou regional, buscando sempre a eficiência e correção na aplicação do recurso público”.
Além do deputado Leo de Brito, serão titulares na comissão pela Bancada do PT os deputados Paulo Pimenta (RS) e Adelmo Leão (MG) e como suplentes os deputados Vicente Cândido e Jorge Solla (BA).
Vânia Rodrigues
Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara