O deputado Fernando Ferro (PT-PE) sugeriu uma audiência pública na comissão de Minas e Energia para tratar do cancelamento de convênio da Chesf/Codevasf com a população Submédio São Francisco, atingida pela construção da Barragem de Itaparica do Rio São Francisco.
Para o deputado, a suspensão do convênio afetará de maneira drástica a produção agrícola dos irrigantes do Sub-médio São Francisco, bem como as cidades daquele território beneficiadas pela produção da agricultura familiar local.
Para ele, a responsabilidade do setor elétrico brasileiro com essas famílias é histórica, porque essas populações foram atingidas pela construção da Barragem de Itaparica da CHESF. São mais de 6 mil famílias que trabalham nesse perímetro irrigado, envolvendo diretamente mais de 35 mil pessoas e afetando uma população de 100 mil habitantes daqueles municípios que hoje são beneficiários desses programas de irrigação que dinamizaram a economia do Sub-médio São Francisco com a produção agrícola de frutas e que se constituem em alternativa econômica importante.
A votação do requerimento de audiência será na próxima semana.
Assessoria Parlamentar