Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) usou a tribuna da Câmara na última semana para registrar preocupação com a demora no processo de criação da nova Reserva Extrativista (Resex) do Estuário do Rio Sirinhaem, em Pernambuco. O deputado lamentou a falta de interesse do governo Eduardo Campos (PSB) em apoiar essa iniciativa.
Na avaliação do parlamentar, para que a aprovação da proposta aconteça é necessária uma ação conjunta dos governos estadual e federal. “O principal gargalo para a consumação do ato de criação desta nova unidade de conservação é que o Governo de Pernambuco, consultado há mais de cinco anos, até hoje não se posicionou a favor da criação desta importante reserva”, denunciou. Para Fernando Ferro, isso demonstra “uma grande contradição entre o discurso pela sustentabilidade e a prática de protelação na defesa do meio ambiente”. A unidade de conservação vai trazer proteção ecológica aos recursos naturais ali existentes.
“Esta nova Unidade de Conservação Federal é fundamental para a preservação ambiental da biodiversidade da região, assim como para a garantia de subsistência das comunidades tradicionais (pescadores, marisqueiras e catadores de coco), que lá habitam há dezenas de anos e retiram, de forma sustentável, os recursos naturais dos quais sobrevivem”, enfatizou.
Turismo – Ele acrescentou que essa iniciativa ecológica vai ampliar ainda mais o potencial turístico da região, em especial o município de Ipojuca onde está localizada a praia de Porto de Galinhas, considerado das mais importantes áreas turísticas de Pernambuco.
Proteção ambiental – Fernando Ferro alertou também sobre a instalação do grande Porto de Suape bem próximo ao estuário e, sobre a construção da refinaria de Abreu e Lima. Para ele, apesar de serem empreendimentos importantes para o desenvolvimento do País, essas instalações e atividades podem causam impactos socioambientais na região.
Assim, explicou o petista, tais fatos só ampliam a importância e urgência da criação da Resex de Ilhas Sirinhaem.
“Faço um apelo ao Governo de Pernambuco para que, definitivamente, se coloque oficialmente a favor da criação desta importante Unidade de Conservação Federal, e aproveito para solicitar aos órgãos do Governo Federal, que avancem no sentido de decretar com brevidade, a criação desta aguardada reserva extrativista em Pernambuco”, finalizou.
Benildes Rodrigues