Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) usou a tribuna da Câmara para lamentar “estúpida e violenta morte” de um torcedor do Sport Club de Recife, no último jogo da Série B entre o Santa Cruz e o Paraná. O crime foi provocado pelo arremesso de um vaso sanitário de uma altura de mais de 20 metros que atingiu e matou um jovem torcedor do Sport.
“O nosso Estado foi profundamente impactado. Esse incidente tomou repercussão internacional e nos chocou profundamente. Ele revela o nível de barbárie e de falta de civilidade nos campos de futebol. Essas torcidas organizadas, que muitas vezes fazem belos espetáculos nos campos de futebol, estão sendo crescentemente contaminadas por práticas de violência e por métodos que não são típicos de uma sociedade civilizada”, lamentou Fernando Ferro.
Na avaliação do deputado, episódios envolvendo torcidas organizadas e bandos que atuam como gangues foram duramente reprimidos e extintos nos campos da Europa. “O Brasil vai ter que tomar alguma iniciativa nessa direção”, disse. Para o deputado, há , “infelizmente, cobertura da direção dos clubes de futebol que bancam, estruturam e alimentam essas gangues”.
Para ele, esta prática não pode proliferar e está ameaçando o futebol brasileiro, está tirando dos estádios os torcedores que querem ver o espetáculo e gostam do futebol. “Na verdade, são figuras que vão para promover atos de violência e agressão, confrontos de gangues, práticas de tráfico de drogas, violências que são típicas de criminosos. Essa criminalidade tem que ser contida”, enfatizou.
“Vamos apelar para que as autoridades intercedam e possam evitar a continuação desses lamentáveis episódios de violência nos campos de futebol”, finalizou.
PT na Câmara