Fernando Coelho Filho será ouvido em comissão para explicar limitações na exploração do pré-sal

ANAPErugini assessoriaP

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados vai ouvir o ministro Fernando Coelho Filho, em relação a limitações técnicas, estruturais e financeiras que têm dificultado a extração e a comercialização de petróleo de campos de pré-sal, por parte da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), subsidiária da Petrobras. A situação foi verificada em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A realização da audiência pública foi proposta pela deputada Ana Perugini (PT-SP), em requerimento apreciado na quarta-feira (5).

O estudo feito pelo TCU verificou a capacidade da empresa na individualização da produção e exploração das jazidas do pré-sal. De acordo com o relatório da auditoria, há “demora injustificada na definição das regras de comercialização”. Para o Tribunal de Contas, a ausência das regras “causa insegurança no setor, descontentamento no mercado e prejuízo à imagem do país”. O documento ainda relata que, “apesar da existência de padrões já definidos e uma estrutura que segrega funções e competências, os processos internos de avaliação dos acordos de individualização da produção (AIP) da empresa carecem de normatização”.

No requerimento 143/2017, a deputada Ana Perugini demonstrou preocupação com as limitações apontados pelo TCU. Para a parlamentar, essas questões operacionais e as políticas de comercialização precisam ser resolvidas, para que a PPSA possa “transformar o petróleo e o gás da União efetivos para o Fundo Social – uma espécie de “poupança” do pré-sal, para garantir reservas ao país e investimentos nas áreas de saúde e educação.

“Considerando que já existe produção em áreas unitilizadas (individualizadas) com a União e que também há outras áreas em perspectivas próximas de exploração, o fato de não haver contratação do agente comercializador conduz a uma situação de iminência de se comprometer as receitas previstas no pré-sal para o Fundo Social, devido à ausência de condições operacionais para comercializar a parte que caberia à União”, justificou Ana, que é membro titular da comissão.

De acordo com a deputada – que, por meio de outro requerimento, pediu informações detalhadas ao Ministério de Minas e Energia sobre a venda de dois campos de pré-sal à empresa francesa Total -, a audiência pública tem o objetivo de dar o máximo de transparência às operações destinadas à comercialização dos produtos extraídos do pré-sal brasileiro.

Após a confirmação da presença do ministro, a deputada Ana Perugini e o presidente da Comissão de Minas e Energia, Jhonatan de Jesus (PRB-RR), aguardam retorno do ministério para definir a data da audiência pública.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100