FOTO: GUSTAVO BEZERRA/PT NA CÂMARA
A deputada e senadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), prestigiou nesta quarta-feira (19), no plenário do Senado, a solenidade de abertura da campanha “16 dias de ativismo” pelo fim da violência contra a mulher. O evento terminará no dia 10 de dezembro, quando será comemorado Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Precisamos sensibilizar a sociedade e os governos para que possamos erradicar toda forma de violência contra as mulheres, bem como incentivar as mulheres vítimas a denunciarem seus agressores por meio do Disque 180 e outros mecanismos de defesa”, declarou Fátima Bezerra. “É necessário lutar pelo fortalecimento da Lei Maria da Penha e avançar nas políticas públicas em prol da promoção e defesa das mulheres”, completou.
A Campanha “16 Dias de Ativismo” foi criada em 1991 e ocorre em mais de 130 países. Seu objetivo é debater e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúda (OMS) mais de 33% das mulheres do mundo são vítimas de violência física e sexual. De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência contra as mulheres pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Assessoria Parlamentar