Fake News influenciaram eleições 2018, revela pesquisa

As eleições de 2018 foram influenciadas por notícias falas, as fake news, conforme 82% dos pesquisados pela Transparência Internacional no Brasil. Os números constam no Barômetro Global da Corrupção: América Latina e Caribe, divulgado nesta segunda-feira (19) no mundo todo. No Brasil, a pesquisa foi realizada nos primeiros meses do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Para o deputado Rui Falcão (PT-SP), “a pesquisa da Transparência confirma as denúncias do PT, em 2018, e justifica a importância da CPMI das fake news”. Rui Falcão é membro da CMPI. “Bolsonaro é uma fraude desde as eleições”, afirmou o deputado Enio Verri (PT-PR) em sua conta no Twitter.

Entre os 18 países participantes da pesquisa na América Latina e no Caribe, o Brasil aparece nesse quesito com 82% nas respostas para a pergunta que avaliava o uso de “informações falsas ou notícias falsas sendo disseminadas para influenciar os resultados das votações”. Bahamas marcou 85% nesse quesito.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) lamentou o resultado da pesquisa e afirmou que era ruim para a democracia. “Muito ruim para a democracia. Uma pesquisa mostra que de cada 5 brasileiros, 4 acreditam que as eleições foram influenciadas por fake news (textos com informações falsas) ”.

Para a deputada Natália Bonavides (PT-RN), “existe o reconhecimento da comunidade acadêmica, científica, política e jornalística de que não podemos ignorar como as novas tecnologias amplificaram a massificação de mentiras e isso tem interferido, sim, na nossa democracia nos períodos eleitorais. E cada vez que a ‘bancada das fake news’ da Câmara tenta barrar a CPMI que está investigando esse fenômeno, fica mais evidente que há sim algo errado”, destacou a parlamentar.

Foram ouvidas mil pessoas entre fevereiro e abril pelo Instituto Ipsos. A pesquisa tem margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade.

Compra de voto

O relatório da Transparência Internacional destaca ainda que, no Brasil, 40% dos entrevistados relataram ter recebido oferta de subornos em troca de votos. É o terceiro maior número na região, atrás de México (50%) e República Dominicana (46%).

A Venezuela aparece com 26% e é o único país em que a pesquisa foi feita com papel e caneta; no restante, foi feita de forma digital. As Bahamas foi o único lugar em que a pesquisa foi feita por telefone.

Por Lorena Vale com portal UOL

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100