Um evento celebrou nesta quarta-feira (19) a assinatura de um memorando de intenções entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para promover o abastecimento sustentável, o desenvolvimento da agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento rural e as compras governamentais na América Latina e Caribe.
O evento, ocorrido na sede na Conab, em Brasília, contou com as presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, do presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, e do diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva. Representaram a bancada petista na Câmara, os deputados Afonso Florence (BA), Marcon (RS) e Bohn Gass (RS).
Na opinião do deputado Afonso Florence, o acordo revela a expertise que o Brasil tem em agricultura familiar, em especial na Conab.
Agora, trata-se de um importante momento em que o país passa a exportá-la a mais países, uma vez que uma parceria entre Conab, Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) já atua junto a outras nações estrangeiras.
“Nós também importamos experiência destes países, mas é muito mais um caso de exportação. Em muitos casos, os nomes dos instrumentos – Conab ou Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – também são adotados pelos países.
Então estamos, em muitos casos, constituindo políticas públicas e agora temos um papel mais relevante com a transferência de toda a experiência e sucesso da Conab como instrumento de aquisição de alimentos da agricultura familiar”, comemorou.
Afonso Florence tem experiência no assunto pois, quando foi ministro do Desenvolvimento Agrário, ajudou a implementar o Programa Mais Alimentos Internacional (PMAI). A iniciativa visa estabelecer uma linha de cooperação técnica direcionada a apoiar a produtividade de pequenos agricultores e a produção de alimentos em países em desenvolvimento, de forma a promover a segurança alimentar e nutricional.
Assessoria Parlamentar