Estádio Nacional de Brasília é inaugurado; Dilma destaca qualidade de edificações para a Copa

mane garrincha lula marques
Brasília ganhou no último sábado mais um monumento que, após quase dois anos de construção, passa a compor a paisagem da capital do País. O Estádio Nacional Mané Garrincha, um gigante de mais de 46m de altura, foi inaugurado com a decisão do Campeonato Brasiliense de futebol. As equipes do Brasília e do Brasiliense disputaram a primeira partida no local. A presidenta Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o governador do DF, Agnelo Queiroz, participaram da cerimônia oficial de entrega do monumento.

Ao inaugurar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a presidenta Dilma disse que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Dilma elogiou a qualidade das instalações e a beleza do estádio, que receberá a abertura da Copa das Confederações no próximo dia 15 de junho. Segundo ela, o nome do estádio é uma “merecida homenagem a um gênio na arte do futebol”.

“Diziam que nós não iríamos construir os estádios, que eles não ficariam prontos. Pois o que nós estamos vendo são estádios construídos e sendo entregues, e não são quaisquer estádios. Ao dizer da beleza deste estádio Mané Garrincha, eu queria dizer para vocês que em todos eles [estádios] me deu extremo orgulho notar, primeiro, a qualidade das instalações, a modernidade das instalações (…) Isto é algo que é uma demonstração da capacidade de nós brasileiros juntos realizarmos”, disse.

O estádio foi idealizado a partir do conceito arquitetônico de Oscar Niemeyer, que marca a capital brasileira. Ele serviu de inspiração para a fachada composta por 288 pilares, de 36m de altura, dispostos ao redor do edifício, formando o espaço de convivência e de acesso do público. Com uma área construída de cerca de 218,8 mil metros quadrados, o novo Mané Garrincha não lembra em nada o antigo estádio, que foi totalmente demolido em 2010. Para erguer a arena com capacidade para mais de 72,8 mil pessoas, aproximadamente 15 mil trabalhadores passaram pela obra. Os investimentos totais serão da ordem de R$ 1,015 bilhão.

“O conceito de projeto do Estádio Nacional foi a incorporação de todas as obras do Eixo Monumental, que são obras de Oscar Niemeyer, palácios e monumentos. Não poderíamos deixar de ter aqui um estádio com características de monumento, para que possa ser visitado pela população não só em dias de eventos, mas em qualquer dia da semana, como são os museus e os palácios”, explica Maruska Holanda, engenheira responsável pela obra.

A arena é dividida em quatro setores e com oito pavimentos, 19 portões, com um total de 158 catracas. A circulação ainda poderá ser feita por meio de 50 rampas, quatro escadas rolantes, 60 escadas normais e 20 elevadores.

O Estádio Nacional Mané Garrincha receberá a Seleção Brasileira na estreia da equipe pela Copa das Confederações de 2013, no dia 15 de junho, contra o Japão. A partida será a única do torneio na arena. Já na Copa do Mundo, a capital federal, ao lado do Rio de Janeiro, será a cidade com mais jogos: sete no total.

(Portal da Copa com Blog do Planalto)

 Foto: Lula Marques

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também