A deputada Erika Kokay (PT-DF) manifestou solidariedade aos familiares de três seguranças de carros fortes mortos durante assalto no último dia 1º, na BR-153 na altura do município de Morrinhos em Goiás (128 km de Goiânia). Segundo a polícia, cerca de 10 homens fortemente armados com fuzis e metralhadoras fecharam a rodovia e explodiram três carros fortes. Na troca de tiros, foram mortos os seguranças Adriano Ferreira Barbosa, Argon Romel de Lima e Jean Santiago Queiros.
Na avaliação da parlamentar petista, o caso expõe a fragilidade da profissão. “Tem se tornado frequentemente mais perigosa a profissão de vigilante que, aliás, não defende só o patrimônio, mas também a vida. É assustador como esse tipo de crime vem ocorrendo no Brasil”, disse.
O caso, acrescentou Erika Kokay, coloca alguns desafios. “O primeiro é que as empresas precisam garantir melhores condições de trabalho, a começar por investir mais em escolta para os seus trabalhadores, considerando que estes desempenham uma atividade de elevado risco. Outro desafio se refere à necessidade de reforçarmos a segurança em nossas fronteiras com o claro objetivo de impedir o comércio e o tráfico ilegal de armas de grosso calibre no Brasil”, frisou a petista.
Gizele Benitz