Erika Kokay quer que Brasil protagonize a luta contra a tuberculose no G20

erika gusta

A deputada Erika Kokay (PT-DF) reuniu-se na terça-feira (4), com o embaixador Carlos Márcio Cozendey, Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Financeiros Sherpa do Brasil no G20, para tratar do enfrentamento à tuberculose no Brasil e no mundo.

A deputada, que é membro da Frente Parlamentar Global de Tuberculose, organização que reúne 1,5 mil parlamentares de mais de 130 países comprometidos com o fim da doença, ressaltou a importância de uma ação imediata, coordenada em âmbito global, com foco no desenvolvimento de pesquisa e novos medicamentos.

A parlamentar frisou o importante papel que o Brasil poderá cumprir na próxima Cúpula do G20, na condução de uma resposta ambiciosa à resistência antimicrobiana.

“Tenho convicção de que o Brasil poderá ter posição protagonista na luta contra a tuberculose e a resistência antimicrobiana em nível global”, disse a deputada.

“Devido ao baixo retorno de investimento, as empresas farmacêuticas não são incentivadas a apoiar os custos com pesquisa e desenvolvimento em novos medicamentos o que torna o cenário da resistência antimicrobiana associada à tuberculose ainda mais desfavorável, além de uma ameaça à saúde pública global”, completou a parlamentar, ao ressaltar que a questão da pesquisa e dos medicamentos foi o tema central da Cúpula de Tuberculose, realizada recentemente, em Berlim.

Segundo a deputada, a tuberculose é principalmente um problema social e está relacionada com a extrema pobreza e se dissemina com mais facilidade em grandes aglomerações de pessoas, nas quais a luz é escassa e o ar mal circula.

A parlamentar, ainda, tratará desse tema em reuniões com Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro da Saúde e demais órgãos do governo federal que possam articular a importância de colocar a tuberculose na agenda da Cúpula do G20.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também