A deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou requerimento na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal com o objetivo de criar, no âmbito do colegiado, a Comissão da Verdade sobre os Manicômios no Brasil, “como meio de resgate da memória e da história dos holocaustos, na perspectiva de romper com a lógica manicomial e contribuir para a implementação da reforma psiquiátrica no país”.
Segundo Erika, “a comissão será fundamental para passarmos a limpo histórias trágicas, dentre tantas outras, como a do manicômio que se tornou uma terrível marca do tratamento psiquiátrico brasileiro: o Hospital Colônia de Barbacena”.
A parlamentar defende, ainda, que a sociedade brasileira precisa se apropriar da memória e dos fatos históricos para que possa impedir que a lógica desumana e trágica dos manicômios volte a acontecer. Para Kokay, é urgente que se fechem os ciclos de horror, o que impõe a necessidade de conhecê-los, de modo que transformemos em realidade a Reforma Psiquiátrica.
Erika, por fim, destaca que a reforma psiquiátrica é uma política em construção, um processo a ser implementado dia-a-dia e só se consolidará definitivamente com a participação ativa das pessoas assistidas, dos profissionais, das entidades e da sociedade.
(AP)
Foto: Luiz Alfredo