A deputada Erika Kokay (PT-DF) parabenizou nesta segunda-feira (29) o Sindicato dos Empregados de Empresa de Processamento de Dados do Distrito Federal (SINDPD-DF), pela passagem dos 30 anos da entidade. A data foi comemorada durante sessão solene realizada no plenário da Câmara dos Deputados, com a presença de profissionais da área e de sindicalistas. O evento aconteceu por iniciativa da parlamentar do DF.
“Esse sindicato esteve presente em todas as lutas democráticas ocorridas nos últimos 30 anos no nosso País e, portanto, marcou a luta pela cidadania. Aliás, foi o SINDPD-DF, ao lado da Fenadados (Federação Nacional dos Trabalhadores em Processamento de Dados) que inaugurou a discussão de como a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho pode ser um sintoma de que uma organização prioriza ou oprime uma pessoa”, relembrou a petista.
Segundo Erika Kokay, a luta iniciada pelo SINDPD-DF e pela Fenadados possibilitou o reconhecimento da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e do Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) como doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.
Reivindicações- Durante a solenidade o presidente do SINDPD-DF, Djalma Araújo- e vários outros dirigentes da categoria- reivindicaram a regulamentação da profissão como forma de proteção à precarização dos postos de trabalho.
Os dirigentes também se manifestaram contrários a aprovação do PLC 30 (antigo PL 4330), que amplia indiscriminadamente as terceirizações no País. Atualmente o projeto de lei tramita no Senado.
Héber Carvalho
Foto: Alex Ferreira