Erika elogia profissionais de enfermagem e defende 30 horas para categoria

erika 02 02 15

A deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou nesta segunda-feira (11), durante sessão solene na Câmara em homenagem ao Dia do Profissional de Enfermagem, a importância desse profissional para a implementação das políticas públicas de saúde. “A atenção básica pode até funcionar sem médico, mas não funciona sem o profissional de enfermagem, e sabemos da importância da atenção básica pra que tenhamos uma saúde dentro da lógica da reforma sanitária que os profissionais de enfermagem ajudaram a construir”, afirmou a petista.

Na avaliação da parlamentar do PT, os profissionais de enfermagem participaram de forma efetiva na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). “É preciso que tenhamos clareza que o Brasil não teria um SUS, ainda que precise ser aprimorado, se não fosse a luta dos profissionais de enfermagem, se não fosse à luta de suas entidades”, enfatizou Erika Kokay.

Redução da jornada – A deputada Erika Kokay também defendeu a luta dos profissionais de enfermagem pela redução para 30 horas semanais da carga de trabalho. “Penso que este Congresso tem que dar respostas, e tem que dar essa resposta estabelecendo as condições necessárias, para que possamos ofertar, não só aos profissionais de enfermagem, mas ao povo desse país, as 30 horas porque são justas”, disse. O PL 2295/00, que trata do tema tramita na Câmara e tem apoio da Bancada do PT.

“Os profissionais de enfermagem são semeadores de vida, que muitas vezes enfrentam tanta precariedade, e com tanta disposição, e com tanta criatividade, por que valorizam o ser humano, por isso não tem sentido termos uma saúde que seja médico centrada, e termos condições diferenciadas entre os diversos profissionais de saúde. Não tem sentido que não tenhamos as 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem”, enfatizou a deputada Erika Kokay.

Gizele Benitz e Rômulo Maia (estagiario)
Foto: Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também