A deputada Erika Kokay (PT-DF) ocupou a Tribuna nesta quinta-feira (3) para elogiar a aprovação nesta semana, pelo plenário da Câmara, do projeto de lei (PL 7168/14), do Senado, que estabelece normas gerais para parcerias voluntárias da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios com organizações não-governamentais (ONGs).
“A partir deste marco regulatório das organizações sociais criamos uma infraestrutura social, em que há a nítida certeza de que os processos adquirem uma transparência imensa, um controle — sem nenhuma dúvida — fundamental para que possamos fazer valer os recursos públicos para a população e a sociedade, a fim de que eles não venham a se confundir de forma promíscua com os interesses privados” afirmou a petista.
Erika Kokay destacou a importância das ONGs: ” 47% dos atendimentos na saúde são feitos por entidades filantrópicas; portanto, é inegável o poder e a importância das organizações não governamentais para a construção dos interesses públicos e para que possamos saciar todas as fomes que o ser humano tem. Então, avançamos no controle, mas, ao mesmo tempo, fortalecemos as organizações sociais, as organizações não governamentais”, disse.
Com a aprovação deste marco regulatório, acrescentou a deputada Erika Kokay, fizemos história. “Eu penso que poucas vezes temos a condição de fazer história, embora a história seja algo essencialmente humano, porque o ser humano se reconhece enquanto tal na sua historicidade”, frisou a petista.
Gizele Benitz