A deputada Erika Kokay (PT-DF) e o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) criticaram em discurso no plenário o que chamaram de “golpe midiático” para interferir no processo eleitoral. Eles se referiram a matéria da revista Veja contra a presidente Dilma e o ex-presidente Lula publicada três dias antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2014. De acordo com os petistas, houve uma clara tentativa de interferir no resultado do pleito.
De acordo com Erika Kokay, é preciso refletir “até quando a nossa democracia vai resistir a uma não democratização dos meios de comunicação?” questionou a petista.
O deputado Luiz Sérgio defendeu uma apuração. “Os 140 milhões de eleitores que foram às urnas merecem das autoridades públicas uma resposta firme e contundente sobre o que ocorreu às vésperas das eleições no Brasil”, disse.
“A operação da mídia para buscar intervir nas eleições de outubro passado é algo que merece das nossas autoridades, do Ministério Público, da Justiça Eleitoral, do Ministério da Justiça, uma resposta. Essa grande manobra da mídia precisa ficar esclarecida”, enfatizou o deputado Luiz Sérgio.
Gizele Benitz