A deputada Erika Kokay (PT-DF) foi eleita, por unanimidade, na quarta-feira (29), primeira vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal. Este ano, o colegiado será presidido pelo deputado Paulão (PT-AL).
A parlamentar agradeceu os votos e falou da importância da Comissão para a luta em defesa dos Direitos Humanos no Brasil, em especial, a luta pela dignidade humana de setores minorizados de nossa sociedade.
“Esta comissão já foi sequestrada pelo fundamentalismo, por um projeto de poder que pressupõe o rompimento com a laicidade do Estado e a hierarquização dos seres humanos no ano de 2013. Estamos aqui para fortalecer esse colegiado no seu princípio original, ou seja, para fazer a defesa ativa e altiva dos direitos humanos”, disse Erika Kokay, em seu discurso de posse, ao lembrar do direito de ser e de amar numa sociedade em que a violência está naturalizada, banalizada e espetacularizada.
“Todas as vezes que tivermos um direito violado pela agenda do retrocesso, sejam direitos sociais, trabalhistas ou previdenciários, nós vamos dizer: Cuidado, moço! Aqui tem uma Comissão de Direitos Humanos na Câmara Federal que vai se contrapor a tudo isso”, alertou a deputada.
De acordo com Erika, diferente dos anos anteriores, este ano o colegiado será composto por uma maioria de parlamentares que têm compromisso com a agenda dos direitos humanos. “Esta maioria vai garantir que a Comissão possa cumprir sua missão. Portanto, esse colegiado ganha um gigantismo imenso em um momento de disseminação de tanto ódio LGBTfóbico, de gênero, contra os negros, indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais sem-terra, crianças e adolescentes”, destacou a parlamentar.
Erika disse que a CDHM continuará sendo trincheira de luta contra todo tipo de retrocesso.
Assessoria Parlamentar