A deputada Erika Kokay (PT-DF) elogiou em plenário a Campanha Nacional Educativa de Combate ao Câncer, 4 de agosto, e também, registrou a passagem do Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto. De acordo com Erika Kokay, a Campanha traz à agenda de debates um tema de grande relevância para toda a sociedade brasileira.
“Sob a nomenclatura câncer, abrigam-se mais de cem doenças caracterizadas pelo crescimento celular desordenado, maligno, cujas causas residem tanto em fatores externos quanto internos. Assim, os hábitos do indivíduo e a carga genética podem desencadear a doença em diversos órgãos, podendo espalhar-se para outros pontos do corpo, a metástase, em linguagem médica”, explicou a petista.
A deputada defendeu o fortalecimento das políticas públicas para o combate à doença. “Não há outro caminho a não ser fortalecer as políticas públicas de saúde voltadas para essa enfermidade, aportando-se mais recursos financeiros para equipar a rede hospitalar, bem como para treinar profissionais com excelência. É importante nos organizar para exigir atendimento às pessoas com essa patologia mas, também, que haja o diagnóstico precoce, que sabemos ser absolutamente fundamental para a cura da doença”, finalizou a parlamentar do PT.
Erika Kokay citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que revelam que o número de casos registrados de câncer aumentou de modo contínuo nas últimas duas décadas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), houve quinhentos mil novos casos no País em 2014.
Gizele Benitz
Foto:Gustavo Bezerra