A deputada Erika Lula Kokay (PT-DF) defendeu nesta sexta-feira (8) que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) seja retirada do Programa de Desestatização do governo ilegítimo e golpista de Michel Temer. A cobrança foi feita durante sessão solene realizada no plenário da Câmara em homenagem aos 45 anos da Infraero. A cerimônia foi uma iniciativa da deputada brasiliense e do deputado Sebastião Oliveira (PR-PE).
“A Infraero integra o Brasil e o interliga a outros continentes. O Brasil precisa da Infraero, que administra 54 aeroportos em todo o País e é uma das três maiores empresas de serviços aeroportuários do planeta. Essa empresa é a garantia da nossa soberania aérea e não pode ser colocado no Programa de Desestatização, possibilitando a venda dos aeroportos lucrativos e ficando a empresa apenas com os aeroportos não lucrativos”, avaliou a deputada.
Segundo o Decreto 9.180/2017, publicado pelo governo Temer em outubro do ano passado, 13 aeroportos estão no Programa Nacional de Desestatização e estão na lista para serem concedidos à iniciativa privada.
Também participaram da sessão solene o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), Francisco Lemos; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Carlos de Aquino; e o Presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.
Héber Carvalho