Enio Verri: Motoristas de app são as vítimas da vez da alta de preços dos combustíveis

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A alta da inflação tem gerado resultados muito prejudiciais aos trabalhadores e trabalhadoras. Além da alta nos alimentos, conta de luz e das despesas mensais, os sucessivos reajustes no preço dos combustíveis têm afetado em cheio os motoristas de aplicativos.

Abastecer o veículo pagando até R$ 7 pelo litro da gasolina, junto às tarifas congeladas estão sufocando os motoristas por aplicativo. Em 2021, já se somam nove reajuste no valor da gasolina, um crescimento de 51% na conta de quem abastece o carro com esse combustível.

O etanol também subiu e está custando em média R$ 4,5/litro, e o preço médio do óleo diesel acumulou a terceira semana consecutiva de alta nas bombas.

Com o faturamento tão reduzido por conta dos custos da profissão nos dias de hoje, muitos que exercem a profissão nos apps estão abandonando a atividade. Cerca de 30% dos motoristas de aplicativo da região de Curitiba e Litoral já desistiram do trabalho, segundo a Associação União Nacional Dos Motoristas de Aplicativo (UNMA). Em Minas, entre julho do ano passado e de 2021, 50 % abandonaram as plataformas ou deixaram de rodar com regularidade.

É preocupante, visto que, hoje, esse é um setor que emprega muito no Brasil. Além disso, a maior parte desses trabalhadores e trabalhadoras prestam serviços ao aplicativo porque perderam seus empregos de carteira assinada. E trabalham sem garantias e direitostrabalhistas, como fundo de garantia, 13°, férias, entre outros. E para sobreviver colocaram-se à disposição dos aplicativos utilizando seus próprios carros ou, ainda pior, locando carros e cobrindo despesa com a receita do que ganham no aplicativo.

Segundo os representantes dos motoristas, não há aumento da remuneração paga aos motoristas desde 2015.Nessa época, o litro da gasolina custava, em média, R$ 3. A verdade é com essa grande a variação do preço do combustível a situação está insuportável. Agravado com a pandemia e a diminuição dos clientes e corridas realizadas diariamente.

O preço do combustível no país mais o custo do aluguel de carro, que seguem a variação cambial, tornaram o custo fixo inviável.Isso faz com que esse setor entre em uma grande crise e dificulte ainda mais a sobrevivência desses motoristas.

As empresas estão tentando alternativas como zerar a taxa de intermediação cobrada dos motoristas em algumas viagens, ou oferecer, um pacote de bônus aplicado ao preço da viagem, apenas por tempo determinado. Outra prefere oferecer um desconto de 4% no preço do combustível abastecido numa rede de postos.

Não bastava a crise sanitária, econômica e social ocasionada pela incompetência da equipe econômica de Paulo Guedes, alguns setores buscaram lucrarà margem da legislação trabalhista oficial e mesmo assim, estão afetados pelo cenário econômico do Brasil.

Ficou evidenciada a insensibilidade do Governo com a população, e por outro lado a atenção voltada com aqueles que ganham dinheiro. Enquanto o combustível sobe de forma assustadora, a Petrobras apresenta grandes lucros que são distribuídos entre seus acionistas.

Não há preocupação nenhuma com o povo brasileiro. Portanto, o que é bom para Paulo Guedes é ruim para o Brasil.

Enio Verri (PT-PR) é Deputado Federal

Artigo publicado originalmente no 247

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100