Enem 2021 em risco: 29 servidores do Inep pedem demissão nesta segunda-feira

Foto: Inep/MEC

A poucos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 29 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, pediram exoneração de seus cargos, nesta segunda-feira (8). A prova está marcada para os dias 21 e 28 de novembro. Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para denunciar a crise e o desmonte no Instituto durante o governo Bolsonaro.

No pedido de dispensam encaminhado à diretoria do Inep, os servidores justificam a saída pela “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep” e também mencionam episódios de assédio moral. Segundo reportagem do portal UOL, outras demissões devem acontecer nos próximos dias, como uma medida para pressionar a saída do atual presidente do órgão, Danilo Dupas. O Inep é um órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

“Atenção, Enem em perigo”, alertou o líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS). Para o parlamentar “é gravíssima a crise no Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem. Considerando que as provas devem acontecer ainda em novembro (dias 21 e 28) a apreensão é geral. Ninguém (ainda) falou em suspensão…”, disse o líder em sua conta no Twitter.

Também em sua rede social, a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), comentou o assunto, afirmando que mais uma vez o governo Bolsonaro ameaça o futuro dos estudantes. “Servidores se demitiram nesta segunda em protesto aos casos de assédio moral dentro do órgão e à falta de critérios técnicos na tomada de decisão na gestão de Danilo Dupas, indicado por Bolsonaro à presidência da instituição. A saída dos funcionários acontece a menos de 2 semanas para o Enem. Mais uma vez, o governo ameaça o futuro dos estudantes”, escreveu.

O deputado José Guimarães (PT-CE) também destacou que o exame para alunos do Ensino Médio está correndo sérios riscos. “Debandada no Inep reflete o intervencionismo e o obscurantismo do governo Bolsonaro na Educação. O Enem, conquista dos estudantes brasileiros, está em risco”

O deputado Enio Verri (PT-PR) questiona como ficará a credibilidade do Exame. “Demissão em massa antes do Enem. Dois coordenadores-gerais e treze funcionários do Inep pediram desligamento do órgão responsável pela aplicação da prova do Enem a menos de 15 dias do exame. Como fica a credibilidade para quem vai fazer as provas?”.

“Funcionários do Inep pedem demissão a menos de 13 dias da prova do Enem. A ação acontece por discordância das decisões do atual presidente do Inep e de outros dirigentes. Se com estabilidade o servidor está sofrendo assédio, imagine com a aprovação da reforma administrativa”, escreveu a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT).

 

Bolsonaro não prioriza a educação brasileira

“A educação não é prioridade para esse governo. Há 2 semanas do Enem, há uma debandada no Inep. Os funcionários acusam o presidente do órgão de assédio moral e desmonte. A destruição do Brasil pelas mãos de Bolsonaro segue firme e forte. É gravíssimo”, apontou o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) lembra que desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o comando do país, o Enem tem problemas. “Mais 13 coordenadores do Inep ligados ao Enem pedem demissão. Lembrando que todas as edições do Enem no governo Bolsonaro, foram tumultuadas e cheias de erros”.

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) “Bolsonaro vai acabar com o Enem”. “A Péssima gestão do governo na educação está colocando em risco o Enem, 30 funcionários pediram demissão do Inep, órgão do responsável pelo Enem dentro do MEC. É o caos por todos os lados”.

E o deputado Rogério Correia (PT-MG) reforça, afirmando que a educação brasileira está em ruínas. “Educação em ruínas. Véspera do Enem, pedidos de demissão são medida para pressionar a saída do presidente do Inep, Dupas. Ele o 4º a assumir o cargo desde o início do governo Bolsonaro. Todos que passaram pelo Inep durante essa gestão não têm experiência na área”, denunciou.

“Mais servidores pedem demissão do Inep. É o resultado dos ataques e do desmonte provocado pelo governo Bolsonaro contra o Enem. É um governo inimigo da educação pública! Todo nosso apoio à luta de todas e todos estudantes em defesa do Enem”, afirmou a deputada Natália Bonavides (PT-RN).

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) ressalta que o Enem de 2021 pode ter sérios problemas. “Alerta vermelho para o Enem de 2021. Tudo indica que teremos sérios problemas novamente. Bolsonaro segue com seu projeto de destruir a educação”.

Lorena vale, com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100