A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) informou em plenário, nesta terça-feira (17), que 161 cidades, dos 295 municípios de Santa Catarina, ficaram em situação de emergência por causa das enchentes que atingiram a região recentemente. Ela aproveitou para agradecer o governo Lula, que, de uma maneira muito rápida e eficaz, deu o tratamento necessário para o estado de Santa Catarina. “Tivemos a visita do ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, do Secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e do Meio Ambiente, Mariana Silva, e neste próximo sábado receberemos o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para atender os municípios com a ajuda humanitária, socorrer e salvar vidas”, afirmou.
A parlamentar citou que a ajuda do governo Lula se deu com deslocamento de aeronaves para ir às comunidades mais distantes levar socorro às pessoas que estavam ilhadas, levar alimentação, levar água, levar kits de remédio. “Houve recursos para alimentação e para a área da saúde. Essa é a efetividade de um governo que atende a nossa gente”, enfatizou.
Ana Paula também se solidarizou com a população que tem sofrido muito com essas enchentes. “Ainda chove muito em Santa Catarina. Nós temos uma enchente de longa duração. Até o final do mês de outubro, nós vamos ter, sim, dias de sol, mas dias de muita chuva. Há municípios que ainda continuam muito alagados, há deslizamentos ainda acontecendo devido à intensidade das chuvas, mas eu não posso deixar de mencionar o atendimento do governo federal, principalmente para salvar e proteger vidas”, reiterou.
A deputada explicou que, em um segundo momento, vem o restabelecimento das cidades, com a desobstrução de vias e desassorear os rios. E em seguida virá a etapa de reconstrução dos municípios atingidos. “Para isso, nós fizemos uma reunião com vários prefeitos, com a ajuda das Defesas Civis municipais, orientando-os a fazer um plano de ação, porque muitos municípios nunca tinham passado pela situação que estão vivendo agora, com essas cheias”. Ela afirmou que o plano de ação deve ser feito e enviado para a Defesa Civil Nacional. “Tão logo ele é aprovado, os recursos são liberados”, completou.
Ana Paula Lima disse ainda que entrou com pedido, ao governo federal, para a liberação do FGTS, assim que as águas baixarem, e também solicitou a abertura de uma linha de crédito para os micro e pequenos empresários que perderam seus negócios.
Ajuda humanitária
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) também lamentou as enchentes que atingiram Santa Catarina. Ele lembrou que, ao contrário de Bolsonaro, que andando de jet-sky enquanto o povo da Bahia sofria com as fortes chuvas no estado, o presidente Lula enviou dois ministros ao estado de Santa Catarina. “E colocou o governo federal a total disposição para enfrentar os problemas de ajuda humanitária, de socorro, de reconstrução e também de retomada das atividades econômicas com crédito, com recursos, com financiamento, dentre outros, para o estado catarinense e mais de 100 municípios atingidos pelas enchentes”.
Pedro Uczai manifestou solidariedade ao povo catarinense, e as famílias do Rio Grande do Sul e do Paraná que também foram atingidos pelas chuvas.
Vânia Rodrigues