Empresário apresenta projeto de jogos eletrônicos educativos para ministra dos Povos Indígenas

Ministra Sônia Guajajara recebeu deputada, vereador e empresário gaúcho. Fotos: Divulgação Mandato

Em reunião articulada pela deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) e pelo vereador de Caxias do Sul Lucas Caregnato (PT) nessa quarta-feira (14), o empresário de games caxiense Yan Pellizzari apresentou à ministra Sônia Guajajara um projeto de desenvolvimento de jogos eletrônicos educativos que têm a finalidade de educar a geração Z a respeito da necessidade de preservação da nossa sociobiodiversidade brasileira. Os jogos devem refletir aspectos culturais e linguísticos de alguns povos originários do Brasil, bem como representar graficamente as florestas, a constituição de aldeias, hábitos e aspectos específicos de cada povo.

A deputada federal Denise Pessôa comenta a importância de aliar plataformas que já chamam a atenção das crianças, adolescentes e jovens ao conhecimento da cultura brasileira. “Eu mesma tenho um filho de 5 anos que, se deixar, fica horas jogando esses joguinhos. Trazer uma perspectiva educativa, de contato com a cultura brasileira originária contada por povos historicamente oprimidos, é aproveitar uma ferramenta que já atrai os pequenos para que eles recebam, desde cedo, informações que os ajudem a reconstruir nosso futuro em uma perspectiva de paz e preservação da natureza”, comenta a deputada Denise.

A ideia foi bem recebida pela ministra, que comentou serem necessárias formas mais atuais de comunicação para alcançar a juventude e se colocou à disposição de estabelecer uma parceria com o empresário Yan, a deputada federal Denise Pessôa e o vereador Lucas Caregnato. “Nada sobre os povos indígenas sem os povos indígenas. Eu mesmo não sei muito sobre os povos e gostaria de saber. O que aprendemos na escola não representa a realidade”, comenta Yan, que propõe a distribuição dos recursos provenientes dos jogos a institutos, associações, ONGs a serem indicadas pelo Ministério dos Povos Indígenas.

Estudos

Os próximos passos para que o projeto saia do papel envolvem estudos pedagógicos e antropológicos, bem como a escolha e o mapeamento de alguns povos originários a serem feitos pelo Ministério dos Povos Indígenas para elaboração de um jogo piloto. Yan também apresentou estatuetas de avatares de alguns representantes da causa indígena como a ministra Sônia, a deputada federal Célia Xakriabá e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que foram impressas em impressora 3D e coloridas à mão artesanalmente por ele mesmo. A ministra Sônia adorou o presente e demonstrou alegria com a possibilidade de recontar a história do Brasil a partir do olhar indígena em jogos eletrônicos.

Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100