Mais de 500 trabalhadoras e trabalhadores, empregados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, lotaram na tarde desta quinta-feira (13) os plenários 10 e 12 da Câmara dos Deputados contra a provável privatização da empresa pública pelo Governo Temer.
Por sugestão da deputada Erica Kokay (PT-DF) a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público realizou audiência pública para discutir a ameaça de privatização da Infraero.
Além da deputada petista, que se manifestou contra a privatização da empresa, que tem mais de 40 anos de bons serviços prestados ao país, os deputados Orlando Silva (PCdoB- SP), Helder Salomão (PT-ES) e Gorete Pereira (PR-CE) se manifestaram contra o governo que nega a privatização, mas age para que isso aconteça. Essa é a opinião dos representantes da categoria Alex Fabiano Oliveira da Costa, presidente da Associação Nacional dos Empregados da Infraero – ANEI e Francisco Luiz Xavier de Lemos, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários – SINA.
Os representantes do governo presentes à audiência negaram veementemente a intenção da gestão Temer de privatizar a Empresa. No entanto, os dirigentes sindicais e trabalhadores lembraram que o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela Lessa declarou em sua posse que seu sonho era privatizar a Infraero.
Para defender a empresa estatal, que tem mais de 20 mil trabalhadores em todo o Brasil, a deputada Erika lembrou que a CTASP já conta com mais de 212 assinaturas na Casa para implantar a Frente Parlamentar Suprapartidária em defesa da Infraero. A comissão deve convocar o ministro Lessa para responder aos muitos questionamentos apresentados na audiência desta quinta.
(José Melo)