Filippo Grandi, comissário-geral das Nações Unidas para os refugiados palestinos (UNRWA) agradeceu ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA), o apoio brasileiro às iniciativas da UNRWA, agência da ONU responsável por prover saúde, educação, assistência social, infraestrutura e melhorias nos campos, microfinanças e assistência em emergências, para cinco milhões de palestinos refugiados na Jordânia, Síria, Cisjordânia, Gaza e Líbano.
Grandi lembrou que o Brasil já doou cerca de US$ 8,5 milhões nos últimos anos e que tem previsto doar mais US$ 6,5 milhões em 2013 para os refugiados palestinos. Com isso, o país se tornará membro do Conselho Consultivo da UNRWA e terá voz ativa nas decisões da agência.
Nelson Pellegrino informou que o ministério das Relações Exteriores deverá encaminhar nas próximas semanas à Câmara dos Deputados, proposta de crédito suplementar para que esses recursos sejam liberados o mais rapidamente possível.
“A causa palestina é plenamente justificável e o Brasil tem procurado influir na resolução da crise para que a solução de dois estados seja finalmente respeitada conforme decisão da ONU adotada em 1948. Além disso, dos atuais 31 mil funcionários da UNRWA, 30 mil são palestinos refugiados que atuam diretamente na melhoria de vida de suas famílias e comunidades”, explicou o deputado.
Assessoria da Comissão