Em São Paulo, artistas rechaçam extinção do MinC e promovem ato no teatro Oficina

ZeCelso

O teatro Oficina, um dos símbolos da resistência democrática e da promoção da Cultura, foi palco, na noite de terça-feira (17), de um ato que reuniu produtores culturais, artistas, trabalhadores da área da Cultura e pessoas contrárias à extinção do Ministério da Cultura (MinC), anunciada na semana passada pelo presidente interino Michel Temer. Em todo o Brasil, ao menos em oito capitais, artistas realizaram manifestações contra a medida, por meio de ocupações de prédios do Minc.

No teatro Oficina, para mais de 500 pessoas, o teatrólogo José Celso Martinez Corrêa, idealizador do espaço, disse que o movimento que se levanta contra o fechamento do MinC e contra o governo interino é “ambicioso e maior que qualquer partido”. Martinez Corrêa afirmou também que “é possível levantar esse País para uma nova cultura política, econômica e social”.

“No dia 17 de abril [dia da votação do impeachment na Câmara], tivemos um choque. Naquele dia vimos a armadilha em que caímos: num golpe, com uma rasteira que o mundo inteiro está vendo. A construção de um governo totalmente ilegítimo”, denunciou o teatrólogo.

A filósofa Marilena Chauí enalteceu as ações do movimento dos artistas, ressaltando que “esse golpe pensa que pode suprimir a cultura, mas não pode porque a cultura somos nós enquanto seres humanos; a cultura é insuprimível. Essa tomada de posição que assumimos perante o Brasil não se corta, porque não se destrói a essência do ser humano”, frisou.

Chauí conclamou os artistas à luta incessante pela democracia e pela cultura. Para ela, a “ luta se refere a toda sociedade brasileira que trabalha, que cria relações humanas. É uma luta gigantesca e tem de ser realizada a cada passo, em cada lugar onde estivermos, no miúdo do nosso cotidiano, para que depois tudo possa surgir diante da luz, para solapar – pela base – a indecência, a injúria, a infâmia, o escárnio contra o povo brasileiro”, denunciou.

Sequestro do futuro – O deputado Vicente Cândido (PT-SP) se solidarizou com os artistas e foi categórico ao comentar a extinção do Ministério. “O governo Temer sequestrou o futuro do nosso País”.
Nos âmbitos municipal e estadual, durante os mandatos de vereador e deputado estadual, Vicente Cândido elaborou projetos para o fomento à cultura em São Paulo. Como deputado federal, ao presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em 2014, pautou todos os projetos de incentivo e apoio à cultura. E, por meio de emendas parlamentares – em pouco mais de cinco anos de mandato – fez indicação de mais de 20 milhões de reais em recursos para a área. “É impossível avançar nas políticas de Estado, sem investimento em cultura”, ressaltou.

MinC: vida e morte – Criado em 1985 pelo governo Sarney, o MinC, até então, estava incorporado ao Ministério da Educação. A separação da Educação veio na esteira da redemocratização do País, como em outras democracias internacionais, nasceu com o propósito de fomentar a criação de políticas culturais brasileiras. Em 1990 a pasta da Cultura sofreu novo revés, o então presidente Fernando Collor de Mello rebaixou o MinC ao status de Secretaria, vinculando-a à Presidência da República. Mas, em 1992, o governo Itamar Franco devolveu o ministério à Cultura.

Em 30 anos de existência – com intervalos incorporado ao MEC -,o Ministério da Cultura teve entre os seus carros-chefe a Lei do Audiovisual (lei nº 8.685/93) e o Cultura Viva (Le nº 13.016/2014).

Por meio da Lei do Audiovisual, segundo informações do site do então ministério, em 2014, com o Programa Brasil de Todas as Telas, o MinC investiu 1,2 bilhão em produções nacionais, “a maior iniciativa na áreas já desenvolvida no país”.

Já o Cultura Viva, ainda, segundo informações “tornou-se uma das políticas culturais com mais capilaridade e visibilidade do Ministério da Cultura, presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de cerca de mil municípios, promovendo os mais diversos segmentos da cultura brasileira.

Assessoria Parlamentar

Foto: Silene Santos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100