Nosso mandato popular, junto ao Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, se solidariza com as famílias do Assentamento Olga Benário e se soma às manifestações de revolta e tristeza contra o brutal atentado ocorrido na noite de sexta-feira (10/01), em que três companheiros perderam a vida e outras cinco pessoas ficaram feridas.
Cerca de 10 bandidos, espalhados em carros e motos e fortemente armados, invadiram as terras do assentamento, que fica localizado em Tremembé, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e atiraram contra algumas famílias que estavam reunidas. Cerca de 45 famílias vivem no Olga Benário, que há 20 anos é regularizado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
É um absurdo que continue acontecendo crimes brutais como esse contra quem luta por um direito constitucional, que é o direito à terra. Pessoas trabalhadoras e suas famílias são ameaçadas e mortas por resistirem à pressão de criminosos que não aceitam uma divisão de terra justa. Fica cada vez mais comprovado que a violência no campo só será debelada com o processo de reforma agrária popular, com a justiça e equidade fortalecidas em nosso país.
Exigimos das autoridades do governo do Estado de São Paulo a apuração e punição dos responsáveis, e das nossas autoridades federais o acompanhamento das providências. Não podemos aceitar que mais barbáries continuem acontecendo; precisamos combater essa violência desmedida contra famílias agricultoras do MST.
Manifestamos os nossos sentimentos às famílias dos companheiros que perderam suas vidas, Valdir Nascimento (Valdirzão), e os irmãos Gleison Barbosa de Carvalho (Guegue) e Denis Carvalho, e a todas as famílias assentadas do Olga Benário, neste momento de dor.
João Daniel
Deputado federal pelo PT em Sergipe
Coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara