Em missão oficial nos EUA, Solla destaca crescimento econômico do Brasil

Deputado Jorge Solla e comitiva brasileira nos Estados Unidos. Foto: Divulgação Mandato

Crescimento acima do esperado do PIB em 2,9% em 2023, volta aos top 10 da economia mundial, superávit recorde de US$ 98,8 bilhões na balança comercial com os Estados Unidos (EUA) e maior nível – acima dos US$ 5,7 bilhões – na história da relação bilateral com o Canadá.

Esses foram os principais pontos destacados pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que, de 12 a 15 de março, esteve em missão oficial nos EUA, como um dos dois representantes do Congresso Nacional convidados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Protagonismo mundial

A iniciativa da Apex fez parte do Encontro dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs), Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) e Adidos Agrícolas baseados nos postos diplomáticos do Brasil nos Estados Unidos e no Canadá.

“Foi uma oportunidade muito rica para expormos aos países da América do Norte que o Brasil está de volta ao protagonismo mundial, de forma muito positiva, do ponto de vista das relações econômicas, comerciais e culturais”, discursou o parlamentar para a plateia, em um centro de convenções em Washington DC, capital dos EUA.

Congresso Nacional

Além de ressaltar os números da economia no primeiro ano do terceiro mandato do presidente Lula, Solla também falou sobre o papel do Congresso Nacional no fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos (EUA) e o Canadá.

“É incrível como sempre nos governos do nosso presidente os índices são favoráveis. Costumam atribuir a diversas conjunturas, em vez creditarem a um governo que trabalha e sabe o que faz. Talvez seja o tal ‘fator sorte’ do presidente, como dizem”, alfinetou Solla.

Capitólio

A agenda do parlamentar também incluiu um encontro no Capitólio – o equivalente estadunidense ao nosso Congresso Nacional – com o deputado democrata Lou Correa, ocasião em que Solla aproveitou para retribuir um convite ao Parlamento brasileiro.

Também integraram a comitiva brasileira o presidente da ApexBrasil, o ex-senador Jorge Viana, a embaixadora do Brasil em Washington DC Maria Luiza Viotti, o senador Fernando Farias, o presidente da Embratur Marcelo Freixo e representantes do Ministério do Desenvolvimento, da Embrapa e do Sebrae.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Jorge Solla

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também