Em entrevista, Zarattini critica ‘revanchismo’ dos bolsonaristas contra o STF

Deputado Carlos Zarattini. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Em entrevista ao programa Frente a Frente da Rede Vida, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) abordou temas centrais em discussão no Congresso Nacional, como a recente aprovação do pacote anti-STF pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e a tentativa da ala bolsonarista de avançar com a proposta de emenda à Constituição que anistia os condenados envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.

A CCJ, presidida pela deputada federal Caroline De Toni (PL), aprovou duas propostas de emenda à Constituição, as PECs 8/21 e 28/24, que limitam decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os projetos de lei, PLs 4754/16 e 658/22, que ampliam as possibilidades de impeachment de ministros.

Para Zarattini, o pacote aprovado na CCJ faz parte de um movimento de revanche dos bolsonaristas contra o STF, com o objetivo de proteger o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados das investigações em curso. “Esse pacote foi feito com um certo sentimento de revanche contra o Supremo. No Senado, por exemplo, houve essa ideia de dar uma pancada no STF”, afirmou.

O parlamentar também destacou o papel decisivo do STF na preservação da democracia durante as eleições de 2022, evitando que a tentativa de golpe orquestrada por Bolsonaro e seus aliados se concretizasse. “O posicionamento do Supremo, em particular do ministro Alexandre de Moraes, foi crucial para garantir o respeito ao resultado das urnas e evitar um golpe de Estado”, disse.

Zarattini criticou ainda a tentativa de avançar com a PEC da Anistia, que busca eximir Bolsonaro de suas responsabilidades na tentativa de golpe de 8 de janeiro. “Essa anistia é apresentada como se fosse para os presos da Papuda que invadiram a praça dos Três Poderes, mas, na verdade, querem anistiar a cúpula do governo Bolsonaro, incluindo o próprio ex-presidente. Bolsonaro já está inelegível, mas o texto que propõem busca acabar com essa inelegibilidade e impedir que, caso sejam condenados, seus aliados sejam presos”, explicou o deputado.

Eleições 2024: Zarattini também fez uma análise dos resultados das eleições municipais ressaltando o crescimento do Partido dos Trabalhadores (PT) e a eleição de candidaturas jovens que simbolizam a renovação do partido. “O PT está passando por um processo de renovação e isso está se refletindo nas urnas. Os candidatos mais jovens foram os mais votados em suas cidades, o que é algo muito positivo”, afirmou.

Para o deputado, o resultado dessas eleições demonstram que o PT está se reerguendo após anos de ataques da mídia e da operação Lava Jato. “Estamos conseguindo recuperar nossa força nos municípios e, ao mesmo tempo, renová-la com novas lideranças. Desde 2014, com o golpe contra a Dilma, a Lava Jato e a prisão do Lula, sofremos uma série de ataques que nos enfraqueceram. Perdemos muitas lideranças locais e deixamos de eleger muitos representantes. Mas agora estamos voltando.”

 

Assista:

 

Da Assessoria de Comunicação do deputado Carlos Zarattini

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex