Em entrevista à TvPT, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), falou da volta do Partido dos Trabalhadores à presidência da Comissão de Constituição e Justiça – considerada a mais importante da Casa, destacou as prioridades da bancada na nova legislatura e citou medidas que estão sendo trabalhadas pelos parlamentares para a melhoria do povo brasileiro.
O Partido do Trabalhadores já começou o ano legislativo com diversas vitórias no Congresso Nacional. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e, após acordos, o PT irá presidir quatro comissões permanentes da Casa.
Segundo o líder, as pautas prioritárias dos parlamentares será tirar do papel as propostas que o presidente Lula fez durante o processo eleitoral para reconstruir o País, dentre elas, acabar com a fome. “O Brasil é um país muito rico, produz muito alimento, nada justifica ter tanta gente passando fome”.
O combate ao desemprego, a inflação e manter os reajustes do salário mínimo acima da inflação também está entre as prioridades. “O desemprego é outro fato que precisa ser observado e combatido, nós temos que buscar soluções todos os dias. Não tem nada mais triste do que uma pessoa querer trabalhar, poder trabalhar e não conseguir uma oportunidade de emprego. Temos que cuidar da economia dentro do ponto de vista social”, defendeu Zeca Dirceu.
“O PT existe para preservar e lutar pela democracia, pelas liberdades individuais e também para cuidar do brasileiro. O Brasil precisa voltar a ser feliz de novo. Nós vamos pacificar esse País. Nós vamos fazer a democracia resistir dentro daquilo que é essencial para a vida de todos nós. Vamos trazer de novo a educação, por exemplo, como prioridade para o País. Vamos retomar os investimentos no Sistema Único de Saúde. O Brasil vai voltar a gerar emprego, renda; vamos controlar a inflação, reduzir juros, vamos cuidar do povo brasileiro”, assegurou o líder do PT.
Economia
O parlamentar defende uma pauta econômica vinculada com a questão social do País. A Reforma Tributária, o novo Bolsa Família e políticas públicas que vão permitir o avanço na educação e na saúde também fazem parte da agenda da nova legislatura.
Hoje, Zeca Dirceu irá participar de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O líder anunciou ainda que na quinta-feira a bancada também vai se reunir com o ministro para tratar das questões econômicas. “Pode ter certeza, o PT vai dar muito orgulho aos nossos militantes, a quem está assistindo e vai ajudar muito o governo a avançar nas pautas prioritárias”.
PT 43 anos
No dia 10 de fevereiro, o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo, estará comemorando 43 anos de fundação. Em diversas cidades do Brasil estará acontecendo atividades para comemorar a data.
Zeca Dirceu sugeriu que durante os eventos fosse feito uma ampla campanha de filiação de novos militantes, ter um grande processo de organização para trazer os filiados de volta para as atividades partidárias e um processo de criação das novas lideranças, novos militantes e simpatizantes. “Nós não seriamos nada se não fosse a nossa militância”, concluiu.
Assista a integra da entrevista:
Lorena Vale