Elizabeth Teixeira, Roza Cabinda e Rosely Pires serão agraciadas com o Diploma Mulher-Cidadã 2024

Deputada Ana Pimentel preside a Comissão da Mulher. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A honraria reconhece mulheres cujas trajetórias contribuíram para a promoção da cidadania, a defesa dos direitos e a igualdade de gênero.

Deputado Carlos Veras. Foto: Gabriel Paiva

Das cinco vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã 2024, três foram indicadas por parlamentares do PT, reforçando o compromisso do partido com a defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. A cerimônia de entrega do diploma será realizada no dia 26 de novembro, na Câmara dos Deputados.

Deputada Jack Rocha. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira, as vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queiroz 2024. Entre as agraciadas estão Elizabeth Teixeira, Roza Cabinda (in memoriam) e Rosely Maria da Silva Pires, indicadas pelos parlamentares do PT Carlos Veras (PE), Ana Pimentel (MG) e Jack Rocha (ES), respectivamente. A honraria reconhece mulheres cujas trajetórias contribuíram para a promoção da cidadania, a defesa dos direitos das mulheres e a igualdade de gênero no Brasil.

Elizabeth Teixeira, histórica líder das Ligas Camponesas e defensora dos direitos dos trabalhadores rurais, foi indicada por Carlos Veras. O deputado ressaltou sua luta incansável, mesmo em meio às perseguições durante a ditadura militar. “Elizabeth sobreviveu às adversidades e nunca deixou de lutar por justiça e pelos direitos de homens e mulheres do campo. Este diploma é um reconhecimento, em vida, de sua força e legado, que inspira novas gerações,” destacou Veras. A homenagem também marca o início das comemorações pelo centenário de Elizabeth, que completará 100 anos em fevereiro de 2025.

Leia Mais: Cida Gonçalves abre a Primeira Reunião Ministerial do GT de Mulheres do G20

Africana

Outra homenageada é Roza Cabinda, nascida na África e reconhecida por sua resistência contra a estrutura escravocrata em Juiz de Fora (MG). A deputada Ana Pimentel, presidente da Comissão da Mulher e responsável pela indicação, destacou o simbolismo de sua trajetória. “Roza é uma inspiração para todos nós, por sua coragem e luta em defesa da liberdade de negros e negras escravizados,” afirmou Pimentel.

Rosely Maria da Silva Pires, indicada pela deputada Jack Rocha, também foi reconhecida por sua atuação na promoção dos direitos das mulheres e na defesa da cidadania e igualdade de gênero. Sua trajetória reflete o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Também serão agraciadas com o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queiroz: Cristiane Damasceno Leite, indicada por Laura Carneiro (PSD/RJ); Nalu de Faria (in memoriam), por Sâmia Bomfim (PSOL/SP). O Diploma Carlota Pereira de Queiroz é uma das principais honrarias da Câmara e busca reconhecer mulheres cujas trajetórias são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Assessoria de Comunicação deputado Carlos Veras

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100