Efeito Lula: desmatamento na Amazônia Legal é o menor em 10 anos

Proteção ambiental: o presidente Lula, ao contrário de seu antecessor, vem implementando políticas eficazes de fiscalização e preservação das florestas Foto: EBC

Dados do Imazon também revelam queda de 18% em unidades de conservação no primeiro semestre de 2024, destacando a importância de um governo comprometido com a preservação do meio ambiente

 No primeiro semestre de 2024, a Amazônia Legal apresentou uma redução expressiva no desmatamento em unidades de conservação, alcançando o menor índice dos últimos dez anos. De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, foram desflorestados 93 km², também uma queda de 18% em relação ao mesmo período de 2023. Outro dado importante é que as terras indígenas na região registraram uma devastação de 15 km2, o menor valor desde 2016.

Esse cenário positivo é o resultado do trabalho sério e comprometido do governo no cuidado com a natureza. O presidente Lula, contrariamente ao seu antecessor, vem implementando políticas eficazes de fiscalização e preservação de suas florestas, reposicionando o Brasil como um ator fundamental nessa que é uma das mais relevantes discussões do nosso tempo. Vale lembrar que em 2025 o país sediará a COP 30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a ser realizada em Belém, no Pará. A conservação do meio ambiente é um dos principais tópicos desse complexo tema.

Leia maisGlobo insulta PT com fake news sobre meio ambiente e Gleisi reage: “ataque irresponsável”

É um avanço, mas ainda há desafios

Os resultados dos esforços governamentais já começam a ser percebidos, mas ainda há muito trabalho pela frente, como ressalta Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon: “A redução do desmatamento nas unidades de conservação e terras indígenas é muito importante. Para que continue em tendência de queda, é necessário manter o ritmo de fiscalização nas áreas protegidas e focar nas regiões que ainda estão sob forte pressão ambiental”.

Leia mais – Efeito Lula: desmatamento na Mata Atlântica registra queda de 27% em um ano

Uma dessas áreas é a APA Triunfo do Xingu (PA), localizada nos municípios de São Félix do Xingu e Altamira, que perdeu recentemente o equivalente a 700 campos de futebol em vegetação. O estado do Pará, ao lado do Amazonas e do Mato Grosso, concentram quase 80% do total devastado na Amazônia Legal nos últimos meses. “Qualquer relaxamento nas ações de fiscalização pode levar a um aumento imediato da devastação nas áreas protegidas”, alerta Amorim.

Leia mais – Inpe: desmatamento cai 38% na Amazônia e 15% no Cerrado no primeiro semestre

É inegável que a redução de 18% no desmatamento aponta um passo na direção certa, mas é necessário lembrar que todas e todos devemos continuar vigilantes e comprometidos com a proteção da Amazônia e do meio ambiente, no Brasil e no mundo. O futuro do planeta depende também de nossa atuação e mobilização.

Da Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100