Edson Santos defende diálogo para royalties do pré-sal

edson santos_D1O deputado Edson Santos (PT-RJ) defendeu na Câmara o diálogo entre as partes interessadas na questão da partilha dos royalties do petróleo. De acordo com ele, o estado do Rio de Janeiro, que é produtor, depende muito dos recursos oriundos dos royalties.

 

“Aliás, a dívida do Estado foi negociada, tendo como base a receita dos royalties do petróleo, de modo que a simples mudança de cálculo, subtraindo do Rio de Janeiro recursos substanciais da receita dos royalties do petróleo vai, evidentemente, desarrumar a economia do nosso Estado”, disse.

No entanto, o parlamentar petista reconhece como legítimo o pleito dos estados não produtores de petróleo. “Diante de uma situação como essa, é preciso haver um pacto em que ambas as partes cedam, mas temos que estabelecer de onde retiraremos os recursos que chegarão imediatamente aos cofres dos estados não produtores”, defendeu Edson Santos.

Na avaliação do petista, “não dá para se ter uma ação imediatista que pode desarrumar as economias nomeadamente do Rio de Janeiro e do Espírito Santo” no momento em que o Brasil está num processo inclusive de descobertas de novos poços. O deputado Edson Santos lembrou que esta semana foi anunciada a descoberta de petróleo na costa de Sergipe.

Para Edson Santos, “é preciso buscar um entendimento no sentido de não ferir de morte a economia do Rio de Janeiro e contemplar os interesses de estados que buscam recursos para melhorar a qualidade de vida de sua população”, ressaltou o parlamentar petista.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também