“É equivocado e oportunista afirmar que o PT afundou a Petrobras”, afirma economista

fatimabezerra-tribuna

FOTO: GUSTAVO BEZERRA/PT NA CÂMARA

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) discursou na Câmara  para destacar  o momento vivido pela Petrobras, baseando-se em análise feita pelo economista Jean Paul Prates, diretor-geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), e publicada recentemente no O Globo online. “Para o economista, mais do que nunca, a Petrobras está na berlinda do jogo eleitoral”. Ele segue afirmando que “não se trata de uma estreia, pois os debates sobre a alegada intenção de privatizá-la atormentaram campanhas presidenciais desde Getúlio até os recentes embates de Serra e Alckmin versus Lula e Dilma”, disse.

O foco da oposição desta vez, segundo a deputada, são atos gerenciais de fundamentação duvidosa, como a compra da refinaria norte-americana de Pasadena – somada à investigação de tráfico de influência e  corrupção.

“Jean Paul, um dos mais respeitados profissionais da área de energia, ‘como todos nós’, defende que se apurem crimes, falcatruas e picaretagens, e que se punam culpados investigados, defendidos e julgados – como cabe em qualquer democracia civilizada”, disse a deputada. Na avaliação dele, entretanto,  destacou Fátima Bezerra, e de “todos os cidadãos e cidadãs que se preocupam verdadeiramente com o Brasil e com a Petrobras, é patente que o objetivo político é atingir a fama de gestora rígida e competente da Presidente Dilma Rousseff e também de sua executiva-chefe na empresa, Graça Foster”.

No seu discurso Fátima informa que o economista Jean Paul analisa ainda que “diferentemente de outros órgãos públicos em que comissionados e funcionários passam  um mandato ou outro, a Petrobras: é um corpo com vida própria, e que sabe se defender. Além disso, individualmente, quem tem a carreira em jogo numa empresa como a Petrobras não permite ser enxovalhado por político ou mídia marrom: Graça Foster e a maioria das ‘pratas da casa’ na Petrobras são desta cepa”.

Para Jean Paul, “é completamente equivocado, oportunista e até uma atitude de má fé afirmar-se que a empresa está quebrada ou que foi o PT quem afundou a Petrobras. Há que ser justo e reconhecer que a empresa cresceu como nunca nos últimos 10 anos. Oscilações e percalços são ossos do ofício para uma empresa mista que tem que se equilibrar entre os interesses do Estado brasileiro e os do mercado de ações”, analisa.

“O tradicional dilema entre preços internacionais para os combustíveis no Brasil versus controle inflacionário não é invenção ‘lulista’. O Brasil nunca teve preços de combustíveis integralmente livres. Todo e qualquer governo, de todo e qualquer partido, terá que enfrentar algum tipo de antipatia em relação a este dilema: só tem que escolher entre a população do Brasil inteiro (inclusive as demais cadeias produtivas afetadas pelos fretes rodoviários) e o restrito grupo de acionistas da Petrobras”.

Para Jean Paul, continuou a deputada Fátima, “é justamente por ser uma estatal que muitos investidores – desde pessoas físicas nacionais até fundos e conglomerados estrangeiros – sempre compraram e continuam comprando ações da Petrobras”.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100