O investimento do governo Lula de R$ 11,6 bilhões para a saúde do Estado do Piauí, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, foi tema de destaque na edição do Jornal PT Brasil desta terça-feira, (12).
Em entrevista, o deputado federal Dr. Francisco (PT-PI), recém-eleito presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, abordou diversos temas relevantes para a saúde pública do país.
O parlamentar ressaltou a prioridade do governo Lula com a saúde dos brasileiros e brasileiras e a composição diversificada da Comissão de Saúde, com presença de parlamentares com vasta experiência na área, além da importância de debates elevados para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Primeiro anúncio do PAC, né? A saúde, que eu considero, foi a mais contemplada. Dos R$ 23 bilhões, mais da metade desse recurso, mais de 11 bilhões e 600 milhões foram para investimentos na saúde”, apontou o parlamentar.
“Todas as unidades da federação foram contempladas, são mais de 1800 municípios que receberão esses investimentos do governo federal. É algo em que o governo sinaliza que a saúde é uma prioridade, a educação, o esporte, a cultura também são prioridades. Então é um governo que com o programa de aceleração do crescimento realmente traz investimentos em áreas estratégicas, melhorando a qualidade de vida do povo”.
Um dos pontos abordados pelo parlamentar foi a política antivacina do governo bolsonarista e seus impactos durante a pandemia da Covid-19. Ele celebrou os esforços do governo Lula em combater fake news e o desestímulo à vacinação. Para Dr. Francisco, a vacinação é parte fundamental da atenção à saúde, junto com outras medidas de prevenção e fortalecimento do SUS.
“Na saúde tivemos muitos avanços. O Ministério da Saúde abraçou como pauta prioritária realmente o incentivo, o estímulo, a conscientização da população de que a vacina realmente protege, salva vidas e que não só a vacina da Covid, mas a vacina de um modo geral. O Brasil sempre foi referência mundial nas campanhas de vacinação”.
Leia mais: Teresa Leitão: com PAC Seleções, Lula recupera pacto federativo
Diálogo aberto
Ele ressaltou ainda a necessidade de diálogo aberto e franco entre os integrantes da Comissão de Saúde da Câmara para garantir que as proposições discutidas resultem em melhorias tangíveis na saúde pública do país.
Também citou programas retomados pelo presidente Lula como o Mais Médicos, que expandiu significativamente o acesso a serviços de saúde em todo o país. Ele também destacou o impacto positivo do PAC Seleções na saúde, revelando que mais da metade dos recursos investidos foram direcionados para esse setor. O programa contemplou a construção de novas unidades básicas de saúde, ambulâncias do SAMU, maternidades em regiões carentes de assistência, entre outras iniciativas.
Francisco citou a redução das filas para cirurgias eletivas e o fortalecimento de programas como o Brasil Sorridente, que demonstraram resultados positivos na melhoria da saúde bucal da população. Lembrou também sobre a importância de conferências de saúde para debater questões urgentes, como o aumento dos casos de dengue em diversos municípios, e destacou a necessidade de políticas públicas eficazes para combater arboviroses.
O deputado encerrou a entrevista expressando seu compromisso em conduzir a Comissão de Saúde com dedicação e empenho, agradecendo o apoio do partido e reforçando a promoção de um diálogo amplo e inclusivo para garantir medidas benéficas para a saúde pública do Brasil.
Confira a entrevista na íntegra:
Leia também: Lula: “Um povo com saúde aumenta a produção do país, aumenta a alegria”
PTNacional