Novo na Câmara, único negro da bancada piauiense e primeiro colocado do estado no prêmio Congresso em Foco – votação popular, o deputado federal Dr. Francisco (PT-PI) se destaca pelo perfil mediador, habilidade de articulação e na luta para gerar oportunidades para todas as pessoas.
Mais chances e conquistas
Autor da Lei que ampliou as cotas sociais no ensino superior do Piauí, e do parecer que rejeitou projeto de restrição a cotistas na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o deputado comemora a nova Lei de Cotas federal como portas que se abrem para estudantes de escolas públicas, pobres, pretos, quilombolas, indígenas, com deficiência. Para ele, também a criação da Bancada Negra, com assento no colégio de líderes, é “importante passo para fortalecer a pauta antirracista e construir uma sociedade mais inclusiva, diversa e com mais chances para o povo brasileiro”.
Já entraram em vigor no Bolsa Família as medidas inseridas por Dr. Francisco como relator da matéria, como a inclusão de lactantes. E a permanência de famílias de pescadores artesanais no programa durante o seguro-defeso, que começa a valer em 2024.
Recursos
O parlamentar ainda conseguiu liberar, junto ao governo Lula, três Centros Especializados em Reabilitação, R$ 28 milhões a mais para o Hospital Universitário para reduzir filas de espera do SUS, recursos para custeio da assistência social e da saúde nos municípios. Dr. Francisco igualmente defendeu a lei que destinou R$ 27 bilhões da União a estados e prefeituras para compensar perdas na arrecadação.
Assessoria de Comunicação deputado Dr. Francisco