Os deputados Benedita da Silva (PT-RJ), Nilmário Miranda (PT-MG) e Antônio Brito (PTB/BA) apresentaram, na quinta-feira (3), requerimento para realização de audiência pública a fim de debater o diagnóstico e soluções para as doenças evitáveis.
De acordo com Benedita, é preciso ter ciência do planejamento e ações executadas no Ministério da Saúde no combate a doenças como hanseníase, malária, tuberculose, doença de Chagas e leishmaniose. “O acesso à saúde é um direito reconhecido mundialmente e, no Brasil, as políticas públicas tem sido aprimoradas, como por exemplo, a implantação do Programa Mais Médicos. Mas, ainda é preciso garantir um planejamento e execução de medidas que contribuam para extinguir as doenças evitáveis no País”, defendeu a deputada.
Pela proposta, serão convidados para o debate o ministro da Saúde, Arthur Chioro, representantes da Fundação Fiocruz, do Médicos Sem Fronteiras, entre outros. A audiência, ainda sem previsão de data, será realizada em conjunto pela Comissão de Seguridade Social e Família e Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
Assessoria Parlamentar