Entre as diversas atividades que marcam a Semana Nacional da Consciência Negra, acontece nesta semana, em Brasília, dia 18 de novembro, a Marcha das Mulheres Negras. A marcha sai do Ginásio Nilson Nelson em direção à Esplanada dos Ministérios, às 10h. O Legislativo Federal (Câmara e Senado) também promovem alguns eventos relativos à data.
Confira a programação da semana:
17 de novembro- Rodas de Diálogo sobre Empoderamento das Mulheres Negras, das 9h às 12h, na Universidade de Brasília (UnB) – Memorial Darcy Ribeiro.
Temas: Empreendedorismo e Economia Solidária para Mulheres Negras e Desafios de uma Agenda Política para Mulheres Negras, das 14h às 18h. Parceria: Grupo Ocupação Negra UnB.
17 de novembro – Comissão Geral para debater a realidade das Mulheres Negras Brasileiras, das 14 às 16h, plenário da Câmara dos Deputados.
19 de novembro – Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, as 9h, plenário da Câmara dos Deputados.
19 de Novembro – Sessão Solene do Congresso Nacional para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra e homenagear a Marcha Nacional das Mulheres Negras Brasileiras contra o Racismo e o Bem Viver. Horário: 11h, no plenário do Senado Federal.
19 de novembro – Ato de entregas de títulos a comunidades quilombolas, horário a definir, no Palácio do Planalto.
19 de novembro – Seminário A Década Internacional de Afrodescendentes e os Desafios da Educação Superior, das 9h às 13h, na Universidade de Brasília (UnB) – Auditório Joaquim Nabuco. Parceria: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Atividades da Marcha das Mulheres Negras
14 a 18 de novembro – Feira de Empreendedorismo Antirracista, Feminista e Criativo – KINAH, das 10 às 20h, no Museu da República (Esplanada dos Ministérios). Oficinas – Debates – Rodas de Diálogo – Apresentações Culturais
16 e 17 de novembro – Lançamento de Publicações às 16h, no Museu da República (Esplanada dos Ministérios). Autoras: Conceição Evaristo, Nivia Natália, Cidinha da Silva e outras.
18 de novembro – Marcha das Mulheres Negras, a partir das 10h. Saída do Ginásio Nilson Nelson em direção à Esplanada dos Ministérios.
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – Encontro com a Juventude Negra: Desafios de uma política de enfrentamento à violência contra a juventude negra, as 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Ceilândia (DF).