Dirigente da Previc destaca eficiência de fiscalização nos Fundos de Pensão do País

PREVIC

O Diretor-Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Carlos de Paula, afirmou nesta terça-feira (8), na Câmara, que o sistema de fiscalização dos Fundos de Pensão no Brasil “é sólido, e segue as melhores práticas internacionais”. A declaração ocorreu durante audiência pública da CPI dos Fundos de Pensão.

“Como parte do resultado do esforço para melhorar a fiscalização, nos últimos dez anos emitimos quase 1,5 mil autos de infração. É preciso esclarecer que esses autos podem corresponder desde recomendações e determinações até multas pecuniárias e afastamentos de dirigentes e, em último caso, chegar à intervenção na direção do Fundo de Pensão”, destacou.

Segundo o dirigente da Previc, a entidade fiscaliza a atividade de 317 fundos de pensão que administram, aproximadamente, 1100 planos que oferecem proteção previdenciária a cerca de sete milhões de brasileiros. Esses números, de acordo com Carlos de Paula, colocam o Brasil como o oitavo maior sistema de previdência complementar do mundo em termos absolutos (ativo total).

“Temos a responsabilidade de preservar esse sistema que paga, em média, R$ 3,9 mil mensais em benefícios, contra uma média de pouco mais de R$ 1 mil pagos pelo regime geral da Previdência”, ressaltou.

Carlos de Paula também observou que a Previc realiza fiscalização contínua nos Fundos de Pensão, “inclusive, em parceria com outras entidades como o Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e Superintendência de Seguros Privados (Susep)”.
Em relação a autos de infração por conta de déficits verificados em alguns Fundos de Pensão, Carlos de Paula lembrou que nem todos os déficits correspondem a má gestão e desvio de comportamento.

“A maior parte desses desequilíbrios são afeitos a fenômenos econômicos conjunturais. Já os casos pontuais de desvio de comportamento, a Previc tem sido intolerante, e o Estado tem cumprido seu papel”, explicou.

Avanços- Sobre a evolução na fiscalização do sistema, o Diretor-Superintendente da Previc apontou como maior avanço a própria criação da entidade (instituída em 2009 pela Lei 12.154/09), durante o governo do ex-presidente Lula.

“Para termos uma ideia de como avançamos, antes tínhamos apenas 18 auditores para fiscalizar todo o sistema, e hoje temos 113 atuando em todas as regiões do País”, concluiu.

Os deputados petistas Enio Verri (PR), Erika kokay (DF) e Fernando Marroni (RS) estiveram presentes na audiência pública.

Héber Carvalho

Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100