Dilvanda Faro é eleita presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários

Deputada Dilvanda Faro é eleita presidenta da Comissão da Amazônia e Povos Originários. Foto: Gustavo Bezerra

A deputada Dilvanda Faro (PT-PA) foi eleita nesta terça-feira (12/3) presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara dos Deputados. Ela recebeu 9 votos de um total de 10 – um voto em branco. O mandato é de um ano. Os ocupantes dos demais cargos (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão definidos nas próximas reuniões.

Dilvanda Faro adiantou que o colegiado deverá continuar atuando como um espaço de acolhimento para os movimentos sociais, a exemplo do que ocorreu no primeiro ano da comissão, em 2023, quando foi presidida pela líder indígena e deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).

“Essa é uma comissão nova e não por acaso foi uma mulher a sua primeira presidente, transformando em realidade para nossos parentes indígenas a apresentação de suas pautas, demandas, desafios, e possibilidade de se construir um Brasil para todos”, disse Dilvanda.

Agenda ampliada

Ela acrescentou que pretende ampliar a agenda do colegiado para ouvir demandas de todos os povos tradicionais, como ribeirinhos, quilombolas, ciganos e povos de matriz africana. “Eu sou uma cabocla ribeirinha da beira do rio Guamá, lá do Pará, e eu entrei numa trajetória política porque não tinha energia na minha comunidade”, contou a deputada.

Perfil

Dilvanda Faro está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ela é agricultora, sindicalista e foi 1ª vice-presidente desta mesma comissão no ano passado.

Ribeirinha, Dilvanda nasceu na comunidade de Curuçambaba, localizada no município de Bujaru, no interior do Pará. Iniciou a vida política aos 17 anos, na Pastoral da Igreja Católica, e filiou-se ao PT em 1987. Em 2018, foi eleita deputada estadual com 43.796 votos.

Única mulher da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Dilvanda foi procuradora-adjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Alepa. Nos dois primeiros anos do mandato, entre 2019 e 2021, atuou como terceira secretária da Mesa Diretora. Entre os anos de 2021 a 2023, exerceu a função de segunda secretária da instituição.

Em 2022, elegeu-se deputada federal com 150.065 votos do povo paraense. Ela é a primeira mulher ribeirinha eleita pelo PT no Pará a compor a Câmara dos Deputados.

O que faz a comissão

A Comissão da Amazônia e Povos Originários foi criada com o desmembramento da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

O colegiado discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região amazônica e assuntos indígenas, como regime das terras tradicionalmente ocupadas por esses povos.

Deputadas prestigiam a eleição de Dilvanda Faro. Foto: Gustavo Bezerra

 

Agência Câmara de Notícias e PT na Câmara dos Deputados

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100