Dilma anuncia ações para seca no Nordeste; líder elogia articulação parlamentar

A presidente Dilma Rousseff se reúne com os governadores do Nordeste nesta terça-feira (2), em Fortaleza (CE). No encontro, que contará também com a presença de deputados federais e senadores da região, serão discutidas ações para amenizar os efeitos da estiagem prolongada no semiárido nordestino. “Esperamos o anúncio de um conjunto de ações que vão do abastecimento de água à ampliação de crédito para os pequenos agricultores”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE).

O líder petista disse que a ida da presidenta Dilma ao Ceará é o coroamento de toda uma articulação da Bancada do PT e de parlamentares do Nordeste para viabilizar o redirecionamento de ações de enfrentamento da estiagem prolongada no Nordeste. “Na nossa última reunião com os ministros Fernando Bezerra (Integração Nacional), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), nós construímos uma pauta para agilizar e desburocratizar as medidas do governo, especialmente nas cidades que estão em estado de emergência”, explicou José Guimarães.

Entre as ações sugeridas pela Bancada do PT e por parlamentares do Nordeste, e que deverão ser anunciadas pela presidenta Dilma, estão a ampliação do acesso a água; melhoria na logística de distribuição de milho para os rebanhos da região atingida pela estiagem e a liberação de mais crédito para os pequenos produtores rurais.

“Temos uma sinalização de que serão anunciados R$ 500 milhões para a prorrogação, até julho, dos programas Bolsa Estiagem e Garantia-Safra, medida essencial para amenizar as  perdas dos pequenos agricultores”, argumentou Guimarães.  Ele defendeu ainda a utilização de cargueiros da Força Aérea Brasileira para agilizar a distribuição do milho. “Ainda não sabemos como se dará essa logística, mas o importante é aumentar a oferta e garantir o alimento para o gado que está morrendo nos municípios castigados pela seca, que vai do semiárido de Minas Gerais até o estado de Alagoas”, acrescentou o líder do PT.

Esta estiagem prolongada é considerada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) uma das piores seca da região dos últimos 50 anos. Das 184 cidades do Ceará, por exemplo, 173 já decretaram estado de emergência.

Agenda – A reunião da presidenta Dilma com os governadores e parlamentares será no Centro de Eventos de Fortaleza, às 10h30. No mesmo local, às14h30, Dilma Rousseff vai fazer a entrega simbólica de máquinas para serem utilizadas em obras de melhoria de estradas vicinais no interior do Ceará.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também