O deputado Nilto Tatto (PT-SP) discursou na quarta-feira (10) e celebrou a sua participação e de parlamentares petistas no evento Diálogos Amazônicos, que ocorreu em Belém (PA), no último final de semana. A reunião foi marcada pela retomada das conversas em prol do desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Nilto Tatto afirmou que o Brasil agora promove a questão ambiental como uma oportunidade para superação da desigualdade histórica que cerca a Amazônia. O deputado destacou a importância do debate sobre o enfrentamento da crise climática. “O Brasil agora vê a questão ambiental como uma oportunidade para superarmos a desigualdade crônica histórica deste País. E, ao mesmo tempo, vamos fazer esses enfrentamentos com as políticas que já estão sendo adotadas pelo presidente Lula em todos os ministérios, mas também colocando no centro do debate o enfrentamento da crise climática”. O parlamentar reforça ainda a necessidade de fazer as transições ecológica e energética, além de produzir bens e serviços com o objetivo de buscar qualidade de vida para os brasileiros.
Cúpula da Amazônia
O petista ainda parabenizou a mobilização por pautas referentes à agenda ambiental que envolvem a região norte do Brasil. E que posteriormente culminaram no encontro da Cúpula da Amazônia (ocorrido nessa terça, 8, e na quarta, 9, em Belém), que destacou a necessidade de proteger os territórios indígenas e o respeito aos direitos humanos nas mais diversas formas na região.
Além disso, Nilto Tatto comemorou que o Brasil tem eliminado cada vez mais a fome no País. “Porque o Brasil voltou para a cena, depois de retomar todos os programas sociais de inclusão, que mudaram a cara desta nação, nos governos do PT no passado, melhorando a vida do povo brasileiro, eliminando o Brasil do mapa da fome, cuidando do meio ambiente, tendo o reconhecimento internacional com a liderança do presidente Lula, a liderança do País nessa agenda”, finalizou.
Marco Delgado (estagiário em Jornalismo)